Entre os dias 23 e 27 de novembro, o professor Rodolpho Zahluth Bastos, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) esteve na Martinica a convite do Centre de Recherche sur les Pouvoirs Locaux dans la Caraïbe (CRPLC) para participar do Seminário BioConSert (Biodiversité, Conservation, Services et Territoires), realizado no campus de Schoelcher da Universidade das Antilhas. O CRPLC integra pesquisadores da Université des Antilles (UA) e do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França.

O Seminário foi permeado por reuniões de discussão que resultaram no projeto de pesquisa conjunto Usages juridiques et politiques des ressources naturelles: regard croisé Amazonie-Caraïbe, além da formalização da rede JAMBU-RNP (Jonction Amazonian Biodiversity Units - Research Networking Program), que integra pesquisadores do NUMA, ICJ e CRPLC, entre outras unidades de pesquisa nacionais e estrangeiras.

A semana de trabalhos culminou com a assinatura de um acordo de cooperação internacional entre UFPA, UA e CNRS, coordenado pelos professores Lise Tupiassu (ICJ), Rodolpho Bastos (NUMA), Karine Galy (CRPLC, UA) e Jean-Raphaël Gros-Désormeaux (CRPLC, CNRS). O encontro contou com a presença da reitora da Universidade das Antilhas, Corinne Mence-Caster, e do diretor do CRPLC, Justin Daniel, além dos pesquisadores Jean-François Deluchey (ICJ) e Bárbara Dias (CESUPA).

O próximo encontro da rede de pesquisa está previsto para ocorrer no mês de junho de 2016, no campus da UFPA em Belém.

BioConSert

Fotos: Magali Abella e Frederic Blanchard