O professor do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA), Dr. Rodolpho Zahluth Bastos, tomou posse, nesta quinta-feira, 09, como membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP).O professor ocupa agora a cadeira 55 do Instituto, que tem como patrono José Coutinho de Oliveira.

A cerimônia contou com a presença de membros efetivos do Instituto, professores, discentes e docentes da UFPA, além de familiares do Professor Bastos. Prestigiaram ainda o evento Maria Madalena de Oliveira Rebelo e Ana Paula Rebelo Silva, filha e neta, respectivamente, de Coutinho de Oliveira.

Fundado em 3 de maio de 1900, o IHGP é uma associação cultural e científica que tem como principal objetivo promover, estimular e desenvolver os conhecimentos de História, Geografia e ciências afins em todos os seus ramos e aplicações à vida social, política e econômica, sendo a Amazônia e o Pará os eixos centrais de suas ações. Em seu discurso de posse, o Professor Rodolpho Bastos destacou o compromisso em manter essa que é a principal finalidade da instituição. "Comprometo-me a zelar pelos valores éticos, culturais e humanísticos que norteiam este espaço centenário de produção e reflexão intelectual, regido pelos princípios de coletividade e de supremacia do interesse social", ressaltou o novo membro efetivo.

Bastos mencionou ainda a honra em ocupar a cadeira que tem como patrono Coutinho de Oliveira, a quem dedicou a cerimônia. "Me inspiro nos passos desse educador apaixonado pela Amazônia para ampliar e consolidar minha contribuição em prol do desenvolvimento socioambiental de nossa região", disse. Confira aqui o discurso completo do professor (link).

Currículo - Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará, Rodolpho Zahluth Bastos é mestre e doutor em Geopolítica pela Universidade de Paris VIII, tendo desenvolvido sua tese de doutorado sobre geopolítica jurídica da biodiversidade no Instituto Francês de Geopolítica (IFG) capitaneado pelo geógrafo Yves Lacoste. O professor atua em questões relativas ao meio ambiente e à biodiversidade e tem se especializado na articulação de um diálogo interdisciplinar entre a Geopolítica e o Direito.

Dentre as atividades que realiza, destacam-se as de professor adjunto do NUMA/UFPA; Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/ NUMA/UFPA); Membro associado do Laboratoire Caribé en de Sciences Sociales (LC2S); Co-coordenador da rede Junction Amazonian Biodiversity Units Research Networking Program (JAMBU-RNP); e, agora, também membro efetivo do IHGP.

José Coutinho de Oliveira - Nascido em Belém em 19 de outubro de 1887, José Coutinho de Oliveira foi professor, jornalista, folclorista, linguista, etnólogo, mestre em estatística e matemática. Membro titular da Academia Paraense de Letras (cadeira 15, patronímica de Ferreira Pena), foi sócio-fundador do Instituto de Antropologia e Etnologia do Pará e sócio efetivo da Associação dos Geógrafos Brasileiros. Foi um dos intelectuais que colaboram com a reinstalação do Instituto Histórico e Geográfico do Pará em 1917. Atuou em diversos órgãos federais e estaduais, entre os quais Banco de crédito da Borracha (atual BASA) e Plano de Valorização da Amazônia (atual SUDAM). Como educador, foi fundador e professor da Escola de Agronomia e Veterinária (atual Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA) e da Escola de Engenharia, hoje integrada à Universidade Federal do Pará. Atuou, ainda, como Diretor da Escola Normal, hoje Instituto Estadual de Ensino do Pará (IEEP). Seus registros literários apontam para a existência de mais de dez livros, entre os quais Lendas Amazônicas (1916) e Folclore Amazônico (1951), além de artigos, citações e contribuições diversas em livros e revistas.

Prof. Rodolpho - posse IHGP

Texto e fotos: Fábia Sepeda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA