A equipe do projeto de pesquisa "Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares", coordenado pela Prof.ª Dr.ª Rosana Quaresma Maneschy, esteve em Marabá no período de 16 a 28 de abril.

As atividades de campo objetivaram capacitar o novo integrante do projeto, Igor Luiz Fernandes Correa, discente do PPGEDAM. Segundo a coordenadora do projeto, a capacitação envolveu a "avaliação dendrométrica e produção de forragem das espécies arbóreas testadas no experimento, implantado na fazenda Cristalina, em São Domingos do Araguaia – PA. O discente também pôde compreender a preparação das amostras de forragem coletadas para posteriores análises da qualidade nutricional das plantas para a alimentação de bovinos a pasto". O treinamento ocorreu no Laboratório da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Em campo o estudante foi acompanhado pelo técnico do projeto Tiago Souza e no Laboratório da UNIFESSPA pela Prof.ª Dr.ª Andréa Hentz de Mello.

O estudante foi incluído no projeto para desenvolver sua dissertação com o tema “Sistemas agroflorestais pecuários: Alternativa para o incremento da renda de agricultores familiares e o redesenho da paisagem rural no sudeste do Pará”, sob orientação da Prof.ª Rosana.

Em março desse ano, coordenadora e o mestrando reuniram com Alexandre Mehl Lunz (Coordenador do projeto Biomas da Amazônia), na Embrapa Amazônia Oriental, em Belém – PA, para organizar as atividades de trituração das amostras coletadas e análises a serem realizadas no Laboratório de solos da instituição e que serão acompanhadas pelo discente durante o ano de 2018.

O projeto "Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares” é um subprojeto vinculado ao projeto maior intitulado “Proteção e Uso Sustentável de Paisagens dos Biomas Brasileiros" - Projeto Biomas. Esse, é executado em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Sobre o subprojeto "Avaliação de espécies arbóreas forrageiras inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares”

O uso de árvores com múltiplos usos em sistemas pecuários pode melhorar a dieta dos animais a pasto (a partir da produção de forragem durante o ano todo com qualidade nutricional superior à das gramíneas comumente utilizadas), fornecimento de sombra aos animais e diminuir os custos de implantação e manutenção dos piquetes com a obtenção de madeira de qualidade para moirão para a construção convencionais ou cercas vivas.

A pesquisa tem por objetivo selecionar espécies forrageiras de ocorrência espontânea em pastagens no sudeste do Pará como alternativa sustentável para a atividade pecuária. Estão sendo avaliadas cinco espécies forrageiras, sendo uma introduzida e quatro já identificadas com ocorrência natural em pastagens no sudeste do Pará; a saber: mutamba preta (Guazuma ulmilifolia Lam.), burdão de velho (Samanea saman (Jacq.) Merr.), mungulu ou mulungu (Erythrina glauca Willd.) e jurema ou rosquinha (Chloroleucon tortum (Mart.) Pittier ex Barneby & J. W. Grimes). Os parâmetros avaliados estão sendo comparados com a espécie introduzida gliricídia (Gliricidia sepium (Jacq.) Walp.).