Revista TURYDES - Turismo y Desarrollo local sostenible publica o artigo da mestranda Hyngra Suellen de Jesus Nunes e de seu orientador, Rodolpho Zahluth Bastos. O artigo analisa as contribuições da cadeia produtiva do cacau para o desenvolvimento local da região da transamazônica.

TURYDES é uma revista acadêmica de formato eletrônico, promovida pela Rede Acadêmica Iberoamericana Local-Global, qualificada como B2 pela CAPES na área interdisciplinar

Confira o resumo do artigo abaixo:

Artigo: CACAU, CHOCOLATE E TURISMO NA REGIÃO TRANSAMAZÔNICA, PARÁ: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO LOCAL.

Autores: Hyngra Suellen de Jesus Nunes e Rodolpho Zahluth Bastos

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a produção de cacau dentro da dinâmica de desenvolvimento local da região Transamazônica, sudoeste do Estado do Pará. Analisa as possibilidades do turismo em contribuir para a valorização da cadeia produtiva do cacau na região Transamazônica. Metodologicamente, a pesquisa é baseada em análise bibliográfica e documental e em pesquisa de campo utilizando entrevistas semiestruturadas com funcionários de órgãos públicos, fabricantes de marcas regionais de chocolate, membros de organizações da sociedade civil (cooperativas, associações), produtores de cacau e agricultores. A pesquisa aponta para a possibilidade de maior integração entre a cadeia do cacau e o turismo na Transamazônica. Esta pode ocorrer pela integração do turismo com o setor agroalimentar promovendo vínculos entre produto e território e, assim, estabelecer relações entre a identidade territorial da Transamazônica e seus valores históricos e culturais e também o patrimônio natural regional. A análise permite concluir que o turismo associado à cadeia produtiva “do cacau ao chocolate” é uma alternativa que pode contribuir para o desenvolvimento local do território da Transamazônica, particularmente se estiver associado à riqueza histórico-cultural e à beleza natural da região.

Palavras-chave: Cacau. Chocolate. Turismo. Desenvolvimento local. Transamazônica.

 

Artigo na íntegra (AQUI)