Disciplina Optativa "Ação Pública e Intervenção Local"com o Prof. Aquiles Simões

Período: 20/05 a 24/05

Créditos/carga horária: 2 créditos, 30 horas

Ementa: Princípios de pertencimento dos grupos locais e a institucionalidade da vida coletiva. A ação pública como processo de interação entre ação governamental e ação coletiva e o papel de agentes mediadores. A ação pública como ser diacrônico. Antropologia dos dispositivos de apoio ao desenvolvimento. Como descrever a intervenção pública no espaço rural. Intervenção pública e sistema de atores. Os projetos e políticas de desenvolvimento como arena. A intervenção local como processo permanente de construção de sentido: mediação e referencial da ação pública. Intermediação, institucionalização e legitimação: entre construção de autonomia e reprodução das relações tradicionais de dominação. A intervenção local e a dimensão humana nos projetos de desenvolvimento: variáveis sociológicas e culturais. Participação, saber e organização social local. Saberes locais e a produção de interface social entre as populações locais e os diferentes tipos de instituições de pesquisa e de desenvolvimento: descontinuidades e intermediações.

Quem pode se matricular?

• Alunos do PPGEDAM e alunos especiais (alunos matriculados em outro curso de pós-graduação stricto sensu - mestrado ou doutorado - na UFPA ou em outras Instituições de Ensino Superior).
  • Alunos da UFPA, matrícula pelo SIGAA. Alunos externos, matrícula na secretaria do Programa

O PPGEDAM não aceita aluno ouvinte.