Prof. André Farias entrevistou, na tarde de ontem (13/05), o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho sobre os impactos da medida do governo de cortar 30% do orçamento da universidade.

Prof. Emmanuel Tourinho ressaltou que as consequências do corte vai além do ensino, pois a UFPA, oferece à sociedade uma série de serviços assistenciais como o de saúde, através dos hospitais universitários; nos programa de regularização fundiária; assistência jurídica e assistência psicológica.

"Não existe nenhum país que tenha conseguido desenvolvimento econômico e social, sem investir fortemente em educação superior de qualidade. São as Universidades que formam os quadros mais qualificados para o desenvolvimento. São as universidades que produzem a ciência que é necessária para você construir um projeto de sociedade que se aproxime daquilo que nós desejamos. Uma sociedade que garante uma vida com dignidade para todas as pessoas. Uma sociedade que respeita os direitos de todos", esclarece o Prof. Emmanuel

Além disso o reitor abordou os impactos na pesquisa, ensino e extensão; o atraso na ciência e no desenvolvimento da Amazônia, destacando que a soberania de uma país perpassa pelo domínio do conhecimento que ele proporciona.

O reitor finalizou dizendo que a UFPA vai participar ativamente do ato no dia 15/05, através dos grupos acadêmicos que irão mostrar os projetos de pesquisa e extensão que desenvolvem, além dos serviços de assistência à população. Então, "vai ser uma grande uma celebração da cidadania do país pensando no futuro a partir da educação" encerra o professor.

Acompanhe a entrevista na íntegra: