Nesta manhã, 22 de maio, ocorreu o primeiro encontro acadêmico da primeira turma de doutorado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA). Na ocasião, os alunos puderam conhecer o corpo docente, os procedimentos acadêmicos e a estrutura de funcionamento do PPGEDAM e do NUMA.

O Prof. Otávio do Canto, coordenador do Programa, deu boas vindas aos discentes que foram selecionados a partir de suas propostas de pesquisa, trajetórias profissionais e acadêmicas. O professor ressaltou a matriz epistemológica da interdisciplinaridade afirmando: "A matriz do PPGEDAM é interdisciplinar e sabemos que o desafio é enorme. Ao receber cada turma, recebemos pessoas com formações e perspectivas intelectuais bastante diferenciadas... Sintam-se todos bem acolhidos e ressaltamos a interdisciplinaridade como uma estrutura epistêmica que vamos perseguir nesses próximos 36 meses".

O Prof. Gilberto Rocha, diretor do NUMA, apresentou a trajetória da instituição, ressaltando o diálogo com a sociedade. Para ele, o NUMA veio "tornar as discussões mais visíveis para além daqueles que frequentam a academia, passando a se envolver com as coletividades, no sentido de encontrar alternativas ao desenvolvimento e ao uso dos recursos naturais."

O PPGEDAM conta com o corpo docente de 20 professores e articulação com mais de 20 instituições nacionais e internacionais voltadas à gestão e desenvolvimento ambiental. O desempenho progressivo do Programa, ao longo de dez anos de existência, foi fundamental, do ponto de vista qualitativo, para a aprovação da proposta do curso pela CAPES no final de 2018. O Programa espera proporcionar, aos discentes, uma formação profissional avançada para atender as demandas complexas da sociedade atual.