Otávio do Canto foi convidado pelo professor Dr. Phillipe Plas para participar do diálogo Franco-Brasileiro na Universidade de Paris 13. Na ocasião, o Prof. Otávio do Canto proferiu a conferência “Conflitos socioambientais e territórios vulneráveis nas amazônias brasileiras: cartografia participativa como instrumento de empoderamento social” para alunos do curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Territoriais (PPT), no dia 13 de fevereiro.

Otávio do Canto explica como foi sua participação "a conferência faz parte das pesquisas que desenvolvo nas amazônias brasileiras, desde 1994, que envolveram os primeiros passos em direção à cartografia participativa, o estudo  pode ser encontrado na obra Várzea e Varzeiros da Amazônia". A conferência também faz parte do plano de trabalho do pós-doutorado do professor  sobre “Conflitos socioambientais, vulnerabilidade territorial e cartografia participativa”.

Otávio do Canto é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA)  e, no ano de 2020, desenvolve suas atividades de Pós-Doutorado na França, com apoio do laboratório Governança, Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento (GRED), Universidade de Paul Valery, Montpellier 3, sob a supervisão do Dr. Frédéric Leone, Jean-Rafaël Gros-Desormeaux e Lise Tupiassu. O Professor coordena o Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias – GPSA