O artigo "Iniciativas econômicas solidárias e redes de colaboração na Amazônia marajoara",  do discente Alexandre Nunes da Silva, acaba de ser publicado pela Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis, da Universidade Federal de Santa Catarina. A Revista Internacional tem como missão contribuir com a publicação de estudos interdisciplinares em especial das Ciências Humanas. 

O artigo foi publicado no Eixo temático: “Amazônia: povos, conflitos e preservação” e tem autoria compartilhada com os professores Gilberto Miranda Rocha e Maria do Socorro Almeida Flores. Acompanhe o resumo do trabalho:

RESUMO A pesquisa visa apresentar um estudo de caso que contextualiza o tema Economia Solidária à luz do que vem sendo construído no âmbito do território da Amazônia Marajoara, tendo como universo da pesquisa o Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista (PEAEX) denominado Acutipereira, mais especificamente, a comunidade Santo Ezequiel Moreno e suas redes de colaboração solidária com as demais comunidades adjacentes. O objetivo da pesquisa concentrou-se em apresentar iniciativas econômicas solidárias em andamento na Amazônia Marajoara que se mostram promissoras na busca da melhor gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local sustentável, avaliar as dinâmicas das redes de colaboração solidárias existentes e potenciais, bem como suas reais possibilidades e limites para o sucesso. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, com o uso do método qualitativo, com abordagem do tipo exploratória, por meio de um estudo de caso. Destaca-se como resultado que a comunidade se encontra em plena construção de uma cultura solidária, mas que ainda requer dar um salto de qualidade, tanto no amadurecimento e operacionalização de seus projetos, no efetivo acesso à novos mercados, quanto no aprimoramento e operacionalização de suas redes de colaboração solidárias dentro e fora do PEAEX Acutipereira. Conclui-se que as iniciativas econômicas solidárias e suas redes de colaboração em operacionalização na comunidade pesquisa de fato estão proporcionando geração de trabalho, renda e melhores condições de vida as famílias.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Local. Emancipação Social. Sustentabilidade. Cooperação. Autogestão.

Artigo na íntegra: https://periodicos.ufsc.br/index.php/interthesis/article/view/1807-1384.2020.e70125