Entre 17 e 21 de fevereiro, professor do PPGEDAM,  Otávio do Canto, realizou um conjunto de atividades na Universidade de Le Mans, França, a convite do professor François Laurent do Laboratório ESO Le Mans.

Na ocasião ocorreu o “Seminário Internacional sobre Expansão da Agricultura Comercial no Brasil e suas consequências sobre as paisagens, as sociedades locais e a durabilidade dos territórios”, onde o professor Canto proferiu a conferência intitulada “Conflitos socioambientais e territórios vulneráveis nas Amazônias brasileiras: a cartografia participativa como instrumento de empoderamento social”, tema que faz parte do seu pós-doutorado, na Universidade de Paul Valery, Montpellier 3, com apoio do laboratório Governança, Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento (GRED), sob a supervisão do Dr. Frédéric Leone, Jean-Rafaël Gros-Desormeaux e Lise Tupiassu.

O professor Canto, junto com o professor Laurent, visitou uma zona de “várzea de maré” na desembocadura do rio Couesnon, na baia do Monte Saint-Michel, onde pequenos produtores agrícolas, por muitas gerações, utilizam o solo enriquecido com os sedimentos depositados pela dinâmica fluvio-marinha. Experiência importante para refletir sobre os pequenos agricultores ribeirinhos-varzeiros nas Amazônias brasileiras.

Destaca-se também, que o Professor Canto e o professor Laurent, foram recebidos pela Vice-Reitora de Relações Internacionais da Universidade de Le Mans, Professora Eliane Elmaleh. A reunião teve como pauta o “Seminário Internacional”, possibilidade de realização de doutorado em cotutela e o fortalecimento das colaborações atuais, balizada pelo Termo de Cooperação Técnico-Científico, celebrado entre a Universidade Federal do Pará e a Universidade de Le Mans, no ano de 2019.

O Prof. Otávio do Canto é  professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA) e coordenador do Grupo de Pesquisa Sociedade e Ambiente nas Amazônias (GPSA-Amazônias).