O Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA/USP (GSP-IEA-USP) divulgou na ultima sexta-feira (29/01) o resultado final do processo seletivo do Programa de Embaixadores de Saúde Planetária 2021, no qual o discente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), Ailton Pinheiro foi selecionado.

O Programa de Embaixadores de Saúde Planetária 2021 tem como objetivo a criação de uma rede de estudantes para desenvolvimento de atividades para disseminação dos conceitos de Saúde Planetária em suas universidades. Com isso, o discente receberá mentoria de pesquisadores do Grupo para auxiliar o desenvolvimento profissional na área, e também serão empoderados a realizar colaborações em sua localidade entre várias iniciativas, como a ligação de redes e iniciativas voltadas para a saúde humana e o meio ambiente, além de oportunidades para participar de eventos nacionais de Saúde Planetária.

Entre os afazeres dos embaixadores, há organização de seminários, workshops, campanhas educacionais, oficinas, formação de grupos e promoção de campanhas. Ao fim do programa, os estudantes receberão um certificado de participação.

Ailton Pinheiro explica que no PPGEDAM está construindo uma tese de doutorado profissional interdisciplinar "estou analisando o "patrimônio territorial" que surge de "aprendizagens coletivas" de desenvolvimento sustentável na área da fitoterapia tradicional/popular e etnofarmácia na Amazônia paraense com foco no contexto de implementação do programa municipal de fitoterapia da cidade de Marapanim-PA ".  Como embaixador, Ailton Pinheiro irá desenvolver um plano de trabalho que "envolve a discussão teórico-técnica em diferentes escalas territoriais sobre o entrave da falta de dinheiro para implementar programas municipais de  fitoterapia na Amazônia paraense. Assim, o plano de trabalho compõe uma das metas do produto da sua tese" Ressalta o discente. O trabalho de tese dele é orientado  pelo Prof. Wagner Luiz Ramos Barbosa e coorientado pelo Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho.

Texto com informações do Jornal da USP: https://jornal.usp.br/universidade/usp-busca-estudantes-de-todo-o-brasil-para-serem-embaixadores-de-saude-planetaria/