Doutorado Profissional

>Disciplinas e Atividades Obrigatórias (88 créditos)

 

PPGRN0056 - Fundamentos epistêmicos de Políticas Públicas e Legislação Ambiental (4 créditos, 60 horas)

O objetivo da disciplina é debater a epistemologia e as concepções de políticas públicas ambientais, seus reflexos e interseções com a legislação brasileira.

 

PPGRN0057 - Gestão de Espaços e Territórios (4 créditos, 60 horas)

A disciplina objetiva debater a relação entre as dinâmicas ambientais, o ordenamento e a gestão de espaços e territórios em suas múltiplas escalas: unidades de conservação, terrenos de marinha, terras indígenas, comunidades locais, espaços rurais e cidades. Envolve questões ligadas ao zoneamento ecológico – econômico, gerenciamento costeiro, planos diretores municipais e planos básicos ambientais, dentre outros.

 

PPGRN0055 - Uso de Recursos Naturais e Desenvolvimento (4 créditos, 60 horas)

Esta disciplina objetiva discutir os fundamentos das matrizes paradigmáticas de desenvolvimento a partir da economia e as formas de uso e apropriação dos recursos naturais para dar sustentação às lógicas dominantes nas sociedades. A discussão se dará a partir exemplos em nível mundial, todavia dar-se-á ênfase à realidade da Amazônia e Pan-Amazônia.

 

PPGRN0054 - Método e Pesquisa Interdisciplinar I (4 créditos, 60 horas)

A disciplina objetiva criar bases para uma formação crítico-reflexiva para construção de conhecimento científico no contexto da interdisciplinaridade, em especial para estudos de meio ambiente e desenvolvimento. Focar-se-á na construção do objeto, problema e objetivos de investigação científica, assim como na abordagem e métodos qualitativos e aplicados à pesquisa interdisciplinar.

 

PPGRN0060 - Método e Pesquisa Interdisciplinar II (4 créditos, 60 horas)

A disciplina objetiva debater os métodos interdisciplinares qualitativos de análise de dados e estatísticas espaciais aplicados ao meio ambiente. Enfocando métodos geoestatísticos e formas de representação espacial, adequadas a estudos interdisciplinares. (4 créditos, 60 horas).

 

PPGRN0082 - Seminário de Pesquisa I (2 créditos, 30 horas).

Atividade definida pelos Orientadores

 

PPGRN0083 - Seminário de Pesquisa II (2 créditos, 30 horas)

Atividade definida pelos Orientadores

 

PPGRN0080 - Estudo de Campo (4 créditos, 60 horas)

Apresentar aos estudantes do PPGEDAM experiências de atividades econômicas e socioambientais relacionadas à gestão, uso e aproveitamento de recursos naturais na Amazônia.

PPGRN0084 - Seminário de Produtos (4 créditos, 60 horas)

A Atividade complementar visa apresentar, discutir e ajustar os Produtos de cada Projeto de Tese.

 

PPGRN0081 - Residência Ambiental (4 créditos, 60 horas)

A Residência Ambiental é uma atividade obrigatória, que se caracteriza pela imersão do(a) doutorando(a) em uma organização pública, privada ou do terceiro setor, que tenha, entre seus objetivos, a produção do conhecimento, o monitoramento, a fiscalização ou a representação social no campo da gestão ambiental e/ou do desenvolvimento local, com o intuito de propor soluções para determinados problemas ou para questões específicas de cunhos ambiental e de desenvolvimento.

 

PPGRN0085 - Projeto de Qualificação (10 créditos, 150 horas)

A Atividade Complementar se caracteriza pelo documento formal submetido a uma banca examinadora composta por membros internos e externos ao Programa que avaliarão a relevância e coerência científica e técnica de proposição de pesquisa ao nível de tese, considerando o avanço do conhecimento científico e/ou tecnológico e a proposição inovativa de aplicação desse conhecimento.

 

PPGRN0086 - Tese (34 créditos, 510 horas)

A tese se caracteriza pelo documento formal apresentado a uma banca examinadora composta por membros internos e externos ao Programa que avaliarão a relevância, coerência científica e/ou técnica e tecnológica da pesquisa realizada, considerando, sobretudo, a contribuição do aluno para o avanço do conhecimento científico e/ou tecnológico e a proposição inovativa do produto derivado da pesquisa e que será colocado à disposição da sociedade e mundo do trabalho e/ou comprovada sua aplicação ocorrida no transcurso da investigação realizada.

 

Mais 4 disciplinas Optativas – 8 créditos

 

Carga Horária Mínima de 1.320 horas

Mestrado Profissional

>Disciplinas e Atividades Obrigatórias (40 créditos)

 

PPGRN0010 - Bases Metodológicas para Pesquisa, Diagnóstico e Planejamento do Desenvolvimento Local (4 créditos, 60 horas)

Esta disciplina visa a oferecer ferramentas metodológicas para relacionar a teoria e a pesquisa empírica, enfatizando o instrumental das ciências sociais. Como elaborar projetos de pesquisa que permitam a produção de conhecimento e a intervenção na realidade. Distinção entre problema social e problema sociológico; pré-noções; objetivação. Técnicas qualitativas e quantitativas. Ênfase é dada à definição da problemática de investigação, à construção do objeto e à seleção de técnicas adequadas para a sua apreensão.

 

PPGRN0011 - Gestão dos Recursos Naturais, Coletividades Locais e Desenvolvimento na Região Amazônica (4 créditos, 60 horas)

O objetivo da disciplina é discutir criticamente a inter-relação entre os conceitos de meio ambiente, sociedade e desenvolvimento e as formas de aplicação dos mesmos na perspectiva interdisciplinar. Apresenta-se como tem se dado a articulação e os processos de desenvolvimento na Amazônia e seus impactos nos recursos naturais. Enfatiza-se os rebatimentos da adoção dos conceitos de gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local para a sociedade e meio ambiente dando ênfase nas alternativas de ordens técnica, social, econômica e política para subsidiar mudanças no território através do planejamento e gestão. Discute-se os significados de áreas especiais e unidades de conservação. Usa-se o conceito de coletividades territoriais para demonstrar as singularidades socioespaciais na Amazônia, além de problematizar o papel destas. Apresenta-se experiências locais de gestão dos recursos naturais regionais comunitários e seu impacto no modelo de desenvolvimento.

 

PPGRN0001 - Política e Legislação Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Análise histórica e teórica dos conceitos ligados à noção de desenvolvimento sustentável. Governança ambiental. Princípios e classificação do Direito Ambiental. Gestão integrada, patrimonial e pública dos recursos ambientais. Normas ambientais. Meio Ambiente natural e urbanístico. Modelos e instrumentos de gestão ambiental. Políticas nacionais de meio ambiente. Licenciamento ambiental. Unidades de conservação. Recursos Hídricos. Resíduos Sólidos. SISNAMA. CONAMA. Gestão Ambiental na Amazônia.

 

PPGRN0042 - Seminários de Trabalho de Conclusão I (1 créditos, 15 horas)

O escopo da atividade integra três níveis de abrangência  teórico, estratégico e aplicado –, acompanhando a evolução e desenvolvimento do tema de trabalho de conclusão. A estrutura curricular está montada no sentido de valorizar prioritariamente a capacidade de adquirir e dar aplicabilidade aos conhecimentos, tentando estreitar o tradicional gap entre teoria e prática.

 

PPGRN0044 -  Seminários de Trabalho de Conclusão II (1 créditos, 15 horas)

O escopo da atividade integra três níveis de abrangência  teórico, estratégico e aplicado –, acompanhando a evolução e desenvolvimento do tema de trabalho de conclusão. A estrutura curricular está montada no sentido de valorizar prioritariamente a capacidade de adquirir e dar aplicabilidade aos conhecimentos, tentando estreitar o tradicional gap entre teoria e prática.

 

PPGRN0041 -  Estudo de Campo (2 créditos, 30 horas)

Apresentar aos estudantes do PPGEDAM experiências de atividades econômicas e socioambientais relacionadas à gestão, uso e aproveitamento de recursos naturais na Amazônia.

 

PPGRN0046 - Qualificação de Mestrado (2 créditos, 30 horas)

Desenvolvimento e submissão do projeto de pesquisa ao exame de qualificação de mestrado.

PPGRN0047 - Submissão de artigo a periódico

Submissão de um artigo em coautoria com o orientador a um periódico dos extratos superiores (A1, A2 ou B1) da área Interdisciplinar.

 

PPGRN0043 - Dissertação (12 créditos, 180 horas)

Desenvolvimento e defesa do trabalho de conclusão do mestrado.

 

Mais 5 disciplinas Optativas – 10 créditos

 

Carga Horária Mínima de 600 horas

 

Doutorado e Mestrado

>Disciplinas Optativas

 Análise Espacial, Cartografia Temática e Geoprocessamento (2 créditos, 30 horas)

disciplina possui três objetivos principais: (1) Fornecer conhecimentos básicos sobre as ferramentas de Cartografia e Geoprocessamento; (2) Capacitar os discentes sobre as técnicas e as metodologias de aquisição e representação de informação espacial georreferenciada; e (c) Possibilitar que os discentes utilizem um SIG em uma atividade prática de análise ambiental.

Apropriação e Uso dos Recursos Naturais na Fronteira da Amazônia (2 créditos, 30 horas)

O objetivo fundamental da disciplina é proporcionar aos discentes o conhecimento adequado para compreender a dinâmica de apropriação e utilização dos recursos naturais na fronteira da Amazônia, sobretudo na fronteira do Estado do Pará. A disciplina propõe investigar, ainda, o papel da fronteira como uma Instituição em constante processo de transformação e, também, do capital que consolidou um modelo de exploração indevida dos recursos naturais na região. Ademais, pretende-se discutir o movimento, as funções e os modelos de ocupação na fronteira a partir da federalização institucional da Amazônia Legal, que ocorreu através da “Operação Amazônia”, assim como investigar os conflitos pela posse da terra e o fenômeno do desmatamento em decorrência da expansão da fronteira pecuária; os instrumentos e mecanismos de gestão ambiental em prol da utilização sustentável do meio ambiente, como forma de mitigar os impactos agropecuários e industriais sobre o meio ambiente, serão debatidos também; e, por fim, uma análise contemporânea da relação entre Estado, Capital e, consequentemente, o próprio Meio Ambiente será apresentada.

Cartografia Social e Territórios (2 créditos, 30 horas)

Introduzir os principais conceitos e técnicas sobre a Cartografia Social e mais especificamente a Cartografia e Cenários Participativos, como instrumentos de empoderamento dos diversos grupos sociais interessados em aprofundar conhecimentos relativos à leitura, identificação, conflitos socioambientais e planejamento do uso do território.

Conflitos Socioambientais em Espaços Rurais (2 créditos, 30 horas)

O propósito da disciplina é apresentar ao discente a ciência da legislação mediante a apreensão de noções básicas sobre o processo legislativo e a hierarquia das normas jurídicas no direito brasileiro, com ênfase no conhecimento de técnicas de elaboração e redação legislativa, objetivando, assim, capacitar o discente para a leitura, compreensão e construção de instrumentos jurídico-normativos.

Conhecimentos Tradicionais e Transformações Socioambientais (2 créditos, 30 horas)

Apresentar uma discussão acerca da influência dos conhecimentos tradicionais na contemporaneidade. Enfatizar a importância da complementariedade entre conhecimento científico e outros tipos de conhecimentos, destacando populações humanas que mantém relações próximas ao meio ambiente pautados por conhecimentos não científicos.

Desenvolvimento do Capitalismo e suas implicações econômicas e ambientais (2 créditos, 30 horas)

O objetivo fundamental da disciplina é proporcionar aos discentes o conhecimento adequado para compreender a lógica de desenvolvimento do modo de produção capitalista, sobretudo o processo de expansão e transformação do capitalismo até os dias atuais. Além disso, a disciplina pretende demonstrar as principais implicações econômicas e ambientais durante o período da 1ª Guerra Mundial, da grande Crise de 1929 e, principalmente, da 2ª Guerra Mundial; analisar o despontar do capitalismo no pós-guerra com a utilização cada vez mais agressiva dos recursos naturais, especialmente em tempos de neoliberalismo, globalização e da presença do capital financeiro, que tem criado uma rede de dependência através do crescente endividamento entre países; e, por fim, discutir o papel do meio ambiente na lógica de desenvolvimento pautada pelo capital (mercado).

Dinâmica Ambiental e Gerenciamento Costeiro< (2 créditos, 30 horas)

O objetivo é analisar, avaliar e subsidiar o gerenciamento da Zona Costeira. Estudar a funcionalidade da zona costeira com ênfase ao Gerenciamento Costeiro, tendo como principais tópicos de investigação a dinâmica ambiental, as formas de uso e ocupação dos espaços e a caracterização dos processos costeiros. Orientar a ocupação da zona costeira observando a capacidade de suporte ambiental dos ecossistemas costeiros, o manejo dos recursos naturais na referida zona assim como os usos múltiplos dos espaços e ambientes costeiros.

Ecologia, paisagem e uso da terra (2 créditos, 30 horas)

Apresentar os principais atributos que descrevem a paisagem e os ecossistemas terrestres do bioma Amazônia e as mudanças de usos da terra associados às atividades econômicas. Capacitar o aluno a compreender o pensamento científico em ecologia e análise de usos da terra associada às mudanças históricas na paisagem, bem como discutir os padrões e processos de mudanças associadas ao desmatamento, à degradação florestal e à fragmentação da paisagem da Amazônia no Antropoceno.

Gestão de Áreas Especiais (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva debater a relação entre as dinâmicas espaciais, o ordenamento e a gestão de áreas especiais em suas múltiplas escalas: unidades de conservação, terrenos de marinha e terrenos marginais, terras indígenas, territórios remanescentes de quilombo..

Gestão social e governança territorial (2 créditos, 30 horas)

Esta disciplina objetiva discutir conceitos, casos e aplicações de gestão social e governança territorial. Debate as perspectivas de gestão dos territórios, incluindo espaços e formas de participação social, parceria, cooperação, concertação social e boa governança. Foca-se especialmente no diálogo entre Estado, Sociedade Civil e Mercado para gestão de questões ambientais e de desenvolvimento local..

Grandes Projetos e Impactos Ambientais (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva apresentar o estado da arte sobre os Grandes Projetos na Amazônia Paraense e problematizando os impactos socioambientais ocasionados por estes. Centra-se na discussão sobre os grandes projetos mais recentes a exemplo do Programa Aceleração de Crescimento e do Programa de Óleo de Palma (dendê) no estado do Pará, identificando as contradições entre a gestão pública nos diferentes níveis de governo e os conflitos presentes na relação com a sociedade local.

Indicadores ambientais e desenvolvimento sustentável (2 créditos, 30 horas)

Esta disciplina tem por objetivo debater a necessidade de desenvolver novos indicadores ambientais e de sustentabilidade que sejam capazes de avaliar simultaneamente resiliência ecossistêmica, qualidade de vida e desempenho econômico. Também busca as aproximações metodológicas interdisciplinares com disciplinas das ciências naturais e humanas.

Inovações Sociotécnicas em Ambientes Amazônicos (2 créditos, 30 horas)

Fornecer instrumentos teórico-metodológicos à compreensão dos processos de inovaçãosociotécnica local em ambientes amazônicos face aos desafios da sustentabilidade e as transformações socioambientais estimuladas pela matriz tecnológica hegemônica para a produção agropecuária, uso e apropriação dos recursos naturais. A disciplina também pretende se constituir num espaço de diálogo crítico acerca do papel das instituições de pesquisa, ensino e extensão na “institucionalização” das inovações e na construção de tecnologias sociais.

Instrumentos de Gestão Ambiental (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva analisar os instrumentos de Gestão Ambiental (Zoneamento Ecológico – Econômico e Estudos e Avaliação de Impacto Ambiental) previstos nos marcos regulatórios constantes no âmbito da Política Nacional de Meio Ambiente.

Mudança e variabilidade climática e riscos ambientais (2 créditos, 30 horas)

O objetivo da disciplina é discutir criticamente o debate sobre Mudanças Climáticas (MC). Analisar a historia e o funcionamento do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC) e revisar as diversas opiniões de científicos criticas ao IPCC.

Municípios, Cidades e Gestão dos Recursos Naturais (2 créditos, 30 horas)

O objetivo da disciplina é discutir criticamente o debate sobre Mudanças Climáticas (MC). Analisar a historia e o funcionamento do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC) e revisar as diversas opiniões de científicos criticas ao IPCC.

Políticas Públicas Ambientais e Agriculturas Familiares (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva discutir políticas públicas ambientais e seus desdobramentos relativos à agricultura familiar na Amazônia. Analisar as políticas públicas ambientais face ao desenvolvimento rural e suas contradições no contexto da agricultura familiar na Amazônia.

Políticas Públicas em Educação Ambiental< (2 créditos, 30 horas)

Discutir a Educação Ambiental no âmbito da Gestão, sua importância enquanto ação planejada de políticas públicas nos diversos setores da sociedade. Apresentar uma discussão onde se possa compreender a importância da educação ambiental no contexto de conflitos nas relações entre os seres humanos e o meio ambiente.

Questões Urbanas e Governança (2 créditos, 30 horas)

Compreender e analisar as diferentes lógicas que se observa na cidade e que são evidentemente produzidas pelos atores públicos e privados. Busca-se examinar a cidade por via de interpretação das lógicas e estratégias dos atores urbanos e dos fatores sobre os quais eles constroem suas ações e interações. Os alunos devem produzir uma análise do funcionamento de um espaço urbano e fazer algumas proposições de mudança sobre um território.

Saneamento ambiental (2 créditos, 30 horas)

Debater a política de saneamento básico dando especial ênfase à discussão sobre a importância da água e dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos no contexto do desenvolvimento municipal e urbano.

Território da Ação Local, Atores e Governança (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva discutir o quadro teórico e os métodos que permitem apreender os desafios políticos do desenvolvimento sustentável a partir de um território. Define-se o território da ação local enquanto ação pública operacionalizada em parceria entre diversos atores sociais que com suas condutas e estratégias produzem ações coletivas. Discute-se como as ações coletivas são conduzidas a partir da análise das instituições locais e dos sistemas de ação que estão na origem das governanças dos territórios. Debate-se, também, o poder local e suas instituições para compreender como funciona um território em desenvolvimento.

Tópicos avançados de gestão ambiental (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva apresentar discussões contemporâneas sobre gestão ambiental e que não estão inicialmente contempladas pelo portfólio de disciplinas estruturadas para o programa.

 Tópicos Avançados em Uso e Aproveitamento dos Recursos Naturais (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva apresentar discussões, técnicas e instrumentos contemporâneos sobre e para o uso e aproveitamento dos recursos naturais..

Uso e Gestão dos Recursos Hídricos e Sustentabilidade (2 créditos, 30 horas)

A disciplina tem por objetivo compreender e discutir o papel dos recursos hídricos no contexto do desenvolvimento socioambiental local amazônico, por meio de uma abordagem sistêmica, integrada.

Valoração de Serviços Ecossistêmicos e Compensação Ambiental-Metodologias e Aplicações (2 créditos, 30 horas)

A disciplina oferece os fundamentos teóricos e metodológicos sobre a valoração de produtos e serviços ecossistêmicos com e sem preço de mercado, fazendo a integração Econômica e Ecológica na construção e aplicação dos métodos. Adiciona aos modelos tradicionais de valoração, as dimensões sociais, ambientais e ecológicas, com vistas a estimar o valor econômico total dos ativos naturais (estoque e fluxo) e otimizar as ações orientadas para a conservação e/ou compensação pelo uso dos recursos naturais.

 Vetores Socioambientais das Políticas de Saúde e Saneamento (2 créditos, 30 horas)

A atividade visa: discutir questões socioambientais que induzem ou podem induzir políticas públicas no âmbito da saúde e do sanitarismo; abordar aspectos éticos, políticos e administrativos dos vetores de políticas públicas; discutir e aplicar tecnologias sociais que materializam as políticas em ações da cidadania voltadas para o desenvolvimento local.