Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA) no período de 2012 à 2014, Celina Coelho, 29 anos, vem aplicando sua formação dentro da universidade em programas e empresas que atuam na área social. Atualmente, a ex-aluna atua como representante da empresa Yunus Negócios Sociais no Pará e e coordena o projeto social chamado Banco Comunitário Tupinambá.

Carreira - A propensão na área social iniciou quando a estudante integrava a organização internacional AIESEC Belém, e teve a oportunidade de realizar intercâmbio em cidades brasileiras e na Colômbia. A jovem optou então em ingressar na pós-graduação do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) para incorporar outras visões dentro da carreira que pretendia seguir, principalmente por ser um curso interdisciplinar e que proporcionaria à ela entender a parte técnica da sustentabilidade. "Ter acesso às matéria e contato com alunos de outras áreas ampliou a minha visão do que é o desenvolvimento interdisciplinar proposto pelo PPGEDAM", explicou.

A carreira na área social iniciou com o desenvolvimento da dissertação "O papel da comunicação na economia solidaria: o caso dos bancos comunitário", orientado pelo diretor do NUMA, professor Sérgio Moraes, onde conheceu o Banco Comunitário Tupinambá, localizado na Baia do Sol, em Mosqueiro. Ao fim da pós-graduação, foi convidada para assumir a coordenadoria do projeto, e atua até os dias atuais no desenvolvimento do banco e capacitação da comunidade. No próximo domingo, 10, a jovem embarcará à Brasília para realizar um período de capacitação ofertado pela Caixa, com o objetivo de aplicar seus conhecimento para a criação de uma agência de comunicação comunitária jovem, dentro do projeto comunitário que atua.

A publicitária recentemente ingressou também como representante da Yunus no Pará, que tem como objetivo trazer difusão no conceito de negócios sociais pelo país, por meio de um fundo de investimentos e aceleração para negócios sociais. A empresa oferece ainda serviços de consultoria para empresas, governos, fundações e ONGs, além de promover os negócios sociais no meio acadêmico, realizando palestras, workshops e eventos por todo o Brasil.

Bancos Comunitários - Os bancos comunitários estudados por Celina, e que agora fazem parte do seu dia a dia como profissional, são criados com o objetivo de aquecer a economia dentro de um território. Isso acontece porque o projeto trabalha com microcrédito, criando uma moeda social que irá circular somente dentro daquela comunidade, incentivando a criação de redes locais de produção e consumo.

Texto: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Foto: Arquivo Pessoal