O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) irá promover na próxima terça, 12, o debate "Tentativa de Impeachment, política e  economia global: significados e rumos no Brasil contemporâneo". O evento, que faz parte das atividades promovidas em comemoração aos 25 anos do NUMA, ocorrerá no núcleo, às 9 horas e será aberto ao público.

O debate tem como objetivo compartilhar com a comunidade acadêmica as causas da crise econômica, ameaça à democracia em outras partes do mundo e o papel do Brasil no cenário internacional. Para compor a mesa, foram convidados os professores do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA), Dr. Norbert Fenzl e Dr. André Farias e o Professor da Université Paris 13, da França, Dr. Philippe Plas.

Questão Ambiental - O professor Dr. André Farias, um dos organizadores do evento e professor do NUMA, explica que a importância do debate surge por se tratar de um contexto confuso, repleto de intolerância e conflitos. "O debate ajudará a aproximar as pessoas, compreendendo as razões por traz dos acontecimentos", explica. Ainda de acordo com o professor, a questão ambiental, objeto de pesquisa dentro do NUMA, está diretamente relacionada aos aspectos econômicos e políticos nacionais e globais, o que motivou a criação do debate. Qualquer alteração ou dinâmica desses aspectos, segundo ele, pode alterar as metas e enfrentamentos quanto ao problema ambiental.

Debate "Tentativa de Impeachment, política e  economia global: significados e rumos no Brasil contemporâneo"

Local: Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (Ao lado do Chalé de Ferro)

Data: 12 de abril de 2016

Texto e Arte: Fábia Sepêda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA