Nos dias de 11 a 13 de novembro alunos da turma de Macapá do PPGEDAM apresentaram, durante a disciplina “Seminários de Trabalho de Conclusão III”, os resultados preliminares dos seus projetos de pesquisa em andamento. Participaram das avaliações a professora Rosana Maneschy, responsável pela atividade, e os professores Mário Vasconcelos, Otávio do Canto, Wagner Barbosa, André Farias e Sérgio Moraes.

2015.11.13 Seminario III SEMA-AP

A atividade é obrigatória no curso de mestrado do PPGEDAM e é dividida em três fases durante o curso, Seminários I, II e III. Como explica Maneschy, o objetivo é “estimular o diálogo interdisciplinar entre mestrandos e docentes em torno dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos e auxiliar no processo de construção de dissertação”.

Todas as fases da disciplina se complementam. Em “Seminários I”, o mestrando apresenta a sua ideia inicial da problemática do objeto e objetivos a serem alcançados na pesquisa escolhida. Durante “Seminários II”, os projetos são apresentados com ênfase na metodologia. E, por fim, em “Seminários III” é observada a evolução das fases anteriores para a fase final, em que já são apresentados os resultados preliminares da pesquisa.

Convênio – Todos os alunos de Macapá são matriculados regularmente no PPGEDAM da Universidade Federal do Pará (UFPA), sendo as disciplinas realizadas sempre na capital amapaense. Esse intercâmbio de ensino tornou-se possível através de um convênio entre a UFPA com o Governo do Estado do Amapá (AP). Durantes as avaliações, os docentes do PPGEDAM se deslocam até a cidade de Macapá para ministrar aos estudantes de lá, como aconteceu durante as apresentações da última semana.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Foto: Arquivo pessoal