O professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia do Núcleo de Meio Ambiente (PPGEDAM/NUMA/UFPA), Dr. Otávio do Canto, participou no dia 14 de março do I Seminário Internacional de Educação Ambiental do Pará: Perspectivas, Desafios e Experiências para uma emergência da cultura de sustentabilidade ambiental local.

O evento ocorreu na Universidade da Amazônia (UNAMA) e tinha como objetivo reunir professores e estudantes de diversas áreas para discutir a questão ambiental, rural e urbana, no Estado do Pará. O professor do Canto, geógrafo, participou do seminário, com a apresentação do trabalho "Zoneamento ecológico-econômico do estado do Pará e suas influências para uma cultura de sustentabilidade ambiental".

Zoneamento - Durante a apresentação, o professor explicou alguns pontos importantes, como a denominação de zoneamento ecológico-econômico (ZEE). O termo, segundo ele "é uma ferramenta importante de apoio ao ordenamento territorial", mas para que seja posto em prática, é necessário que se leve em consideração seus limites e desafios, como o seu processo lento de execução e por ser um empreendimento de risco do ponto de vista político-institucional.

Texto: Fábia Sepeda - Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA

Foto: Arquivo Pessoal