Nos dias 4 e 5 de junho discutiu-se a temática "Meio ambiente e cidades: entendendo o passado, construindo o futuro" através de conferências, palestras, debates, lançamento de livros e oficinas.

A solenidade de abertura contou com a presença do Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Nelson Junior;  Pró-Reitor de Ensino Prof. Dr. Edmar da Costa; Diretor do NUMA, Prof. Dr. Sérgio de Moraes e do Diretor Adjunto Gilberto de Miranda Rocha. Os professores Nelson e Edmar, ressaltaram o protagonismo do NUMA em debater temas tão importantes para a sociedade.

A manhã seguiu com a conferência: "Reconciliando Cidade e Natureza: o Parque Estadual do Utinga (PEUT), Belém, Pará" do Tenente-Coronel PM Fernando Alberto Bilóia da Silva, Comandante do Batalhão de Polícia Ambiental do Pará e Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA). Fernando destacou a interação com a sociedade, corredor ecológico e a proteção dos mananciais de abastecimento de água de Belém como as principais funções sociais do PEUT.

Teve ainda o debate "A nova agenda urbana e o direito à cidade" com a Prof.ª M.ª Maria Cláudia Bentes Albuquerque, Presidente da Comissão Estadual de Direito Urbanístico e Planejamento Urbano da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) e o Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho, PhD (NUMA). O debate foi mediado pelo Prof. Dr. Gilberto de Miranda Rocha (NUMA) que defendeu a necessidade de repensar políticas públicas, principalmente as relacionadas ao saneamento básico. Profª Maria Albuquerque fez críticas a Nova Agenda Urbana (NAU) por estabelecer princípios de diretrizes importantes para a urbanização das cidades, contudo, sem aponta os meios, instrumentos nem metas  para a concretização disso. Prof. Mário Sobrinho proferiu seu discurso a partir do questionamento de como construir a Cidade com o cenário atual de extrema pobreza.

Pela tarde, na sede do NUMA, teve apresentação de banner “Urbanismo na Cidade Universitária José da Silveira Neto: realidade e possibilidades” onde observou-se o as relações de poder de quem pauta a estruturação dos espaços públicos na Universidade se considerar as principais formas de locomoção e sociabilidade da comunidade acadêmica.  Em seguida, a Prof.ª M.ª Ana Maria Barata do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) proferiu a palestra “O dever de proteção do patrimônio histórico  pela administração pública, para a construção do futuro das cidades e do cidadão” enfatizando a importância de preservação do patrimônio material e imaterial para as futuras gerações o que possibilita a preservação da memória, o desenvolvimento econômico por meio do turismo e fortalecimento da soberania nacional. Nessa mesma tarde, no Laboratório de Biotecnologia, a programação seguiu com a oficina de Coletor de água da chuva com os facilitadores José Tavares Guimarães e Álvaro Paixão Aleixo.

O dia 5/06, iniciou com a palestra “Crimes ambientais em cidades amazônicas: grandes projetos de intervenção, riscos ao homem e a natureza" proferida pelo Prof. Dr. André Luís Assunção de Farias e em seguida o debate “Relações sociedade-natureza: desafios para o desenvolvimento local” com o Prof. Dr. Aquiles Simões (NUMA) e Prof. Dr. Francinei Bentes Tavares do Campus de Abaetetuba (UFPA/PPGCITI/GEDAF). Tivemos também a presença do conferencista Dr. Marcelo de Oliveira Lima, pesquisador em saúde pública do Instituto Evandro Chagas (IEC). Apresentando dados alarmantes com a conferência “Impactos ambientais, exposição humana em áreas de extração mineral e produção industrial na Amazônia”. Pela tarde, no Laboratório de Biotecnologia foi ministrada a oficina “Hidroponia solar compacta” com os facilitadores José Tavares Guimarães e Álvaro Paixão Aleixo do NUMA.

Avaliação do evento pelos participantes - Josileide Moraes, estudante do curso de Ciências Biológicas, avalia sua participação na oficina como excelente experiência, "principalmente por colocar em prática a teoria e a possibilidade de usar esses recursos pra comer melhor; se alimentar melhor, foi muito gratificante" aponta a aluna. Para Cintia Monteiro, educadora ambiental, a Semana do Meio Ambiente foi de extrema importância, "principalmente o olhar mais plural em relação a tudo que nos cerca, ao meio ambiente e a Amazônia", Especificamente sobre as oficinas, Cintia comenta que ao participar das oficinas pode perceber que os sistema de hidroponia solar e coletor de água da chuva são iniciativas com baixo custo financeiro, mas com um valor importantíssimo pra região em termos ambientais. Para ela "esse evento foi muito bom. Ele só veio pra ajudar uma educadora ambiental a não desistir de seus sonhos"

Lançamento de livro e e-book - Durante a Semana do Meio Ambiente, no dia 04/06, ocorreu o lançamento do Livro "Cidades, comunidades e territórios: problemas socioambientais, ações sustentáveis e reordenamento territorial" organizado pelos Profs. Drs. Gilberto de Miranda Rocha, Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes, Rodolpho Zahluth Bastos e Maria do Socorro Almeida Flores (NUMA). O livro faz parte da Série Estudos do NUMA, Nº 20 e é uma coletânea desenvolvida por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia que discorrem sobre temas associados a problemas socioambientais urbanos e rurais, apresentam preocupações futuras, compreendendo a necessidade de buscar alternativas para solucioná-los.

Os Profs. Drs. Norbert Fenzl, Ronaldo Lopes Rodrigues Mendes (NUMA) e Lindemberg Lima Fernandes (ITEC/FAESA) aproveitaram a oportunidade do evento para lançar em e-book o livro "A sustentabilidade do sistema de abastecimento de água: da captação ao consumo de água em Belém". O livro aborda a história, estrutura e funcionamento do sistema de abastecimento, o consumo e suas peculiaridades. Um livro foi lançando em 2010 e agora na versão e-book possibilita novas formas de acesso a produção acadêmica. A obra ficará disponível para download no site do NUMA (Livraria - www.numa.ufpa.br).

Confira a galeria de fotos do evento:https://www.flickr.com/photos/144277510@N07/albums/72157691930926440/with/42577400072/

XXVII Semana do Meio Ambiente do NUMA