Capacitação de professores da rede pública

Coordenado pelo professor Christian Nunes, o projeto "A Cartografia em Sala de Aula” busca a capacitação de professores da rede pública de ensino no uso da cartografia e geotécnica. O projeto propõe a utilização de produtos cartográficos (mapas, cartas, plantas, etc) como uma ferramenta de auxílio para o processo de ensino-aprendizagem que permita, aos docentes das escolas públicas, aprender novas práticas e a conhecer melhor a realidade em que se encontram.

Capacitação de técnicos

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia participaram, em 2014, do projeto de extensão e capacitação denominado “Educação Profissional e Desenvolvimento Local na Amazônia”, desenvolvido pelo Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia – POEMA. Tratou-se da capacitação e certificação em nível pós-médio de técnicos em Agroecologia e Empreendorismo Rural, Gestão de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Mais de 70 alunos participaram do projeto que foi realizado nos municípios de Tucumã e Tucuruí. O curso teve o apoio financeiro e organizacional da Secretaria Estadual de Educação e da ONG Bolsa Amazônia, respectivamente.

Produção sustentável do açaí no Município de Barcarena

Por meio do projeto de extensão intitulado “Gestão de Recursos Naturais em Município Impactado por um Grande Projeto de Mineração na Amazônia”, busca-se auxiliar na criação de alternativas de produção sustentável no município de Barcarena, localizado no estado do Pará. O referido projeto tem como lócus de atuação pequenas ilhas situadas às proximidades do município. O estudo está sendo feito por amostragem correspondente a 10%, ou seja, nove ilhas. Dentre elas, a Ilha das Onças, escolhida por ser a maior produtora de açaí e outros produtos congêneres. Outra ilha destacada é a Ilha da Trambioca, por ser a mais populosa do município citado e, por fim, a Ilha de São Lucas, devido ser a ilha mais próxima a Barcarena. O projeto tem como objetivo geral colaborar na criação de alternativas de trabalho e renda voltadas a famílias ribeirinhas de Barcarena, baseando-se nas potencialidades e no desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí. Além disso, pretende-se dar assistência e capacitar às famílias sobre produção sustentável.

Reflorestamento

Em parceria com a Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá do Campus de Marabá/UFPA, foi desenvolvido o programa de extensão “Amazônia Nativa: produzindo mudas florestais para readequação ambiental de propriedades rurais familiares”, com o objetivo de produzir mudas de essências florestais nativas da região sudeste do Pará, com vistas à readequação ambiental das propriedades rurais. O programa prevê a distribuição de mudas de alta qualidade, pesquisas em casa de vegetação e a campo com espécies florestais nativas da região. Com base nesses resultados serão elaboradas cartilhas e boletins informativos. Também serão ofertados cursos de formação para agricultores e técnicos sobre os procedimentos adequados para a reabilitação de áreas degradadas. Todas as ações previstas ocorrerão com supervisão técnica efetuada por técnicos, docentes e acadêmicos do curso de Agronomia da FCAM.