Ocorreu, nos dias 25 e 26 de maio, o trabalho de campo na comunidade Deus me Ajude, em Salvaterra, Marajó-PA. A equipe composta pelos professores Otávio do Canto (NUMA/UFPA) e Luis Cardoso (IFCH), o técnico Daniel Sombra, coordenador do Laboratório de Análise Ambiental e Representação Cartográfica (LARC), e os discentes Hemerson do Nascimento (PROFIMA) e Raphaela Leão (PPGEDAM) realizou a entrega do "Mapa de uso, conflitos e reivindicação" da comunidade, construído a partir da metodologia da cartografia participativa.

O acordo de cooperação técnica-científica foi estabelecido, em reunião entre os coordenadores dos grupos de pesquisa da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) no dia 19/03. O foco dos estudos serão as comunidades afetadas pelos impactos ambientais advindas pelas atividades da empresa Hydro.

Os professores Rodolpho Zahluth Bastos e Otávio Do Canto reuniram-se hoje (14/03) com a Gerente da Região Administrativa do Nordeste Paraense (GRNE/IDEFLOR-Bio), Rosângela Souza, para tratar de assuntos relativos à gestão da APA Algodoal-Maiandeua, notadamente sobre o papel e atuação do Conselho Gestor e pesquisas realizadas pelo NUMA/UFPA na área da unidade de conservação.