Internacional

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa e Intercâmbio

 

Descrição da atividade:

O Programa possui projeto de cooperação e intercâmbio técnico-científico entre o Brasil e a União Europeia para estudos na relação entre água e sociedade. O mesmo é financiado pela chamada FP7-PEOPLE-2013 do Marie Curie International Research Staff Exchange Scheme (IRSES). Iniciado em Roma, o projeto discute as formas de uso da água por populações vulneráveis, buscando alternativas que solucionem problemas referentes à qualidade e disponibilidade dessa água. Por se tratar de um projeto de intercâmbio, o mesmo promove a mobilidade de docentes e discentes do Programa para universidades europeias. Como um dos resultados mais proeminentes do projeto até então, está a inclusão da cidade de Belém na Rede Europeia de Regiões e Cidades Para a Água (NetwerkH20) que é uma associação que busca relacionar pesquisa e desenvolvimento, além de criar sinergias entre os municípios, o mundo da pesquisa, o setor privado e as administrações políticas internacionais para discutir e resolver as questões que se apresentam no contexto da água.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:

Água Social: Social innovation in the Water Treatment Sector in Amazon

Duração da Atividade:

Início em 2013 (em andamento).

Instituições Envolvidas:

Universidade Federal do Pará, Universidades do Estado do Amazonas, Roma Tri (Itália), a britânica Leeds Metropolitan (Inglaterra) e a espanhola Autônoma de Barcelona.

Número de docentes e discentes envolvidos:

 

Nacional

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:

Durante o ano de 2014, o professor Sérgio Moraes foi o secretário geral do Fórum Amazônia de Desenvolvimento Sustentável, que envolve 22 Programas de Pós-Graduação. O Fórum objetiva articular e integrar as ações dos programas das universidades da Amazônia com atuação nas áreas temáticas das políticas públicas e do desenvolvimento sustentável regional. Até o momento, os resultados dessa cooperação mútua tem sido a realização de um evento anual sobre desenvolvimento sustentável quando os coordenadores trocam informações e traçam ações conjuntas.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:

Duração da Atividade:

12 meses.

Instituições Envolvidas:

Universidade Federal do Pará

Número de docentes e discentes envolvidos: