O estudo Anthropogenic disturbance in tropical forests can double biodiversity loss from deforestation foi publicado na revista Nature e está disponível para assinantes, em inglês. Conduzido pela Rede Amazônia Sustentável (RAS) e contando com a participação do Professor Adriano Venturieri do PPGEDAM, o estudo reuniu pesquisadores de 18 instituições, dentre as quais 11 brasileiras, para avaliar a relação e importância de perturbações no interior e na borda da floresta e o desflorestamento para a perda de biodiversidade na Amazônia Oriental.

Durante as comemorações dos 25 anos do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará, será lançado o livro "Microtesauro de Gestão Ambiental". O trabalho é de autoria dos Professores Doutores Mário Vasconcellos Sobrinho e Marise Teles Condurú e o Mestre Paulo Cesar Chagas Mais. O lançamento será no dia 02 de dezembro, a partir das 10 horas, na sede do NUMA.

Leia mais...

Durante as comemorações dos 25 anos do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará, será lançado o livro "Glossário Terminológico de Gestão Ambiental". O trabalho é de autoria dos Professores Doutores Mário Vasconcellos Sobrinho e Marise Teles Condurú e o Mestre Paulo Cesar Chagas Mais. O lançamento será no dia 02 de dezembro, a partir das 10 horas, na sede do NUMA.

Leia mais...

O Livro "Aprendizagem Territorial: Dinâmicas Territoriais, Participação Social e Ação Local na Amazônia", organizado pelos Professores Doutores Gilberto de Miranda Rocha, Pierre Teisserenc e Mario Vasconcellos Sobrinho, será lançado nesta sexta-feira, 02, a partir das 10 horas na sede do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA. O lançamento acontecerá durante a programação das comemorações dos 25 anos do NUMA, que tem como tema "NUMA: 25 anos discutindo Meio Ambiente na Amazônia".

Leia mais...