O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) mantém um Mestrado Profissional aprovado e autorizado pela CAPES, que consolida a experiência de duas décadas de atividades de pesquisa e formação desenvolvidas pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), da Universidade Federal do Pará.

O curso, com duração de 18 meses (podendo chegar a 24), propõe o desenvolvimento de uma estrutura de formação que atenda às demandas da sociedade regional, no que diz respeito à qualificação para a gestão pública ambiental e para o aproveitamento dos recursos naturais na perspectiva do desenvolvimento sustentável, notadamente no que concerne à sua aplicabilidade ao desenvolvimento da esfera local.

Este Mestrado Profissional possui caráter interdisciplinar e objetiva qualificar profissionais para atuar na gestão pública ambiental, elaborar e desenvolver projetos de uso e aproveitamento sustentável dos recursos naturais, além de identificar oportunidades econômicas e sociais de desenvolvimento que privilegiem o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

Diferentemente do Mestrado Acadêmico, o Mestrado Profissional privilegia uma formação para a gestão e a aplicação de conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma melhor tomada de decisão na prática profissional. A ênfase é, portanto, atribuída à prática, capacitando o profissional, externo à academia, para localizar, reconhecer, identificar e, sobretudo, incorporar as pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico no exercício da profissão.

Assim, a formação proposta pelo Mestrado Profissional do PPGEDAM/NUMA, acompanha as transformações verificadas nas duas últimas décadas nas relações entre sociedade e meio ambiente. Transformações que requisitam uma nova gestão dos recursos naturais e uma nova perspectiva de desenvolvimento, buscando ultrapassar, portanto, o maniqueísmo das visões conservacionista e desenvolvimentista, bem como a tradicional concepção de gestão dos recursos naturais pautada em medidas coercitivas e inibidoras do potencial de desenvolvimento local.