A Unama - Universidade da Amazônia - realiza de 22 a 24 de agosto de 2017 o VIII CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, que na edição deste ano discute "Gestão Organizacional e Desenvolvimento: do Global ao Local".

Mais informações no site do evento: http://www6.unama.br/coloquio/

Palestra "Participação e Desenvolvimento Territorial: as experiências da Espanha"

Palestrande: Prof.ª Dr.ª Carmen Piñeda Nebot (CLACSO - Conselho Latino-americano de Ciências)

Data/hora: 6 de junho de 2017, às 9h30

Local: Núcleo de Meio Ambiente

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) realizará a partir desta sexta-feira, 02, a XXVI Semana de Meio Ambiente, que este ano vem com o tema "Sustentabilidade ambiental em debate". O evento que continua no dia 05 de junho, ocorre na sede do Núcleo, em uma programação que reúne seminários, palestras, lançamento de livros e atrações culturais. A entrada é gratuita.

Leia mais...

Palestra "Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos na RMB"

Palestrande: Prof. Dr. Paulo Pinho (Universidade da Amazônia - UNAMA)

Data/hora: 30 de maio de 2017, às 10h30

Local: Núcleo de Meio Ambiente

Palestra "Climate Crisis and the Democratic Prospect: Participatory Governance is Sustainable Communities"

Palestrande: Prof. Dr. Frank Fischer (Universidade de Humboldt, Berlim, Alemanha)

Data/hora: 22 de maio de 2017, às 9h30

Local: Sala Jutuba (Núcleo de Meio Ambiente)

Semana de Cooperação Científica Internacional Amazônia-Caribe
I Workshop preparatório COFECUB-CAPES: Território e biodiversidade
I Workshop internacional Amazônia-Caribe de Projetos GEF
II Oficina Temática sobre a Proteção Ambiental na Amazônia
II Seminário internacional de cooperação científica: estudos pluridisciplinares sobre a biodiversidade Amazônica

Período: 7 a 13 de maio de 2017

Locais: Auditório da OAB e auditório Raimundo Ney Sardinha (CESUPA)

Mais informações e programação completa em: http://best-amazonia.blogspot.com.br/2017/04/semana-caribe-amazonia.html

Fundado em 1991, o Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA) realizará nos dias 30 de novembro a 02 de dezembro um evento para celebrar o seus 25 anos de serviços à Amazônia. O encontro, que tem como tema "Numa: 25 anos discutindo Meio Ambiente na Amazônia", será realizado na sede do órgão, a partir das 9h, com uma programação que tem como objetivo mostrar à comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos e a importância das ações no NUMA para a região Amazônica.

Leia mais...

O 10º SBCMAC – Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva – ocorrerá em Belém, no período de 15 a 18 de novembro de 2016, sob organização da Universidade Federal do Pará, através do Prof. Dr. Ronaldo Mendes, do PPGEDAM/NUMA.

Pela primeira vez o SBCMAC ocorrerá em um estado que não faz parte da região semiárida e a escolha de Belém expressa o entendimento de que o papel da água de chuva para abastecimento da sociedade, frente a problemas como poluição e escassez dos mananciais tradicionais, transcende os limites do semiárido.

Mais informações no site do evento: http://10sbcmac.ufpa.br

Leia mais...

No dia 18 de novembro, das 8h20 às 12h, acontecerá o workshop Institucionalização das Agroecologias, iniciativa que integra as atividades científicas dos Programas de Pós-graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA/NCADR) e em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA), da Universidade Federal do Pará. O workshop, aberto ao público interessado na temática, reúne docentes e discentes dos dois programas, além de se constituir num espaço de diálogo, reflexão e intercâmbio entre os membros dos grupos de pesquisa promotores do evento.

Confira o cartaz com a programação (clique aqui).

Nos dias 19 e 20 de outubro, na UNAMA Alcindo Cacela, ocorrerá o VII CODS - Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade da Amazônia, com apoio do PPGEDAM. A "Gestão das Organizações em Tempos de Transição" é o tema desta edição do evento, que está aceitando trabalhos até o dia 3 de outubro e inscrições até 18 de outubro.