André Cutrim, professor do PPGEDAM, lança um novo livro sobre Gestão Ambiental. A obra intitulada “Gestão Ambiental nos Trópicos Úmidos: Impactos das Ações Humanas nos Recursos Naturais das Fronteiras Amazônicas”, organizada pelo prof. André Cutrim é da Editora Científica Digital e pode ser baixada de forma gratuita no link: https://www.editoracientifica.org/books/isbn/978-65-87196-88-6.

Acompanhe abaixo a apresentação feita pelo professor.

O livro foi organizado em torno de uma proposta basilar: apresentar uma série de mecanismos de gestão ambiental em prol da sustentabilidade do meio ambiente, com o intuito de minimizar os impactos em torno do aumento do desmatamento e das queimadas nos trópicos úmidos brasileiros, portanto propor alternativas exequíveis e sustentáveis para mitigar os efeitos destruidores das ações humanas nos recursos naturais das fronteiras amazônicas".

No Brasil, muitas das vezes, seja por total desconhecimento da realidade in loco, ou por ignorar certas particularidades contidas nas múltiplas “Amazônias” brasileiras, os formuladores de políticas públicas têm cometido o erro crasso de (tentar) explicar o fenômeno do desmatamento como algo dado, desprezando a própria condição histórica na qual a região está inserida.

De fato, além da sua herança secular, existem vários fatores internos (nacional) e externos (internacional) que delinearam os caminhos do passado e continuam moldando a formação econômica regional das “Amazônias” – repare: no plural – no presente, e que só podem ser melhor compreendidos a partir do processo histórico de ocupação humana na(s) sua(s) fronteira(s).

Essa condição é muito clara, especialmente quando se vê o tratamento errático e negacionista dos problemas ambientais, por parte do Governo Federal, o que acabou colaborando para o incremento recorde das taxas de desmatamento e das queimadas na região, inclusive desestimulando as boas práticas de políticas ambientais do passado nas fronteiras amazônicas.

É nesse contexto que o Livro foi organizado em quinze capítulos, buscando discutir a importância da gestão ambiental no combate ao desmatamento, sobretudo nas fronteiras dos trópicos úmidos. Definitivamente, é uma obra que não poderia ser mais atual, relevante e bem-vinda.

Por fim, não menos importante, deixo o meu mais sincero agradecimento aos autores e autoras dos capítulos deste Livro e, também, para a Editora Científica Digital pelo inestimável apoio nesta jornada. Uma boa leitura!

Cordialmente,

Prof. Pós-Dr. André Cutrim Carvalho
Professor-Pesquisador da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA)