De autoria de Gilberto Rocha, Daniel Sombra e Sérgio Cardoso de Moraes, o artigo  "Dinâmicas Territoriais da Zona Costeira do Estado do Pará, Amazônia Brasileira" foi publicado pela revista CONFINS. A revista é avaliada pela CAPES com A2 na área da geografia e B1 na área interdisciplinar.

Resumo:
O presente artigo tem por objetivo analisar as dinâmicas territoriais na zona costeira do Estado do Pará, Amazônia brasileira. Neste estudo, centraremos atenção na identificação dos principais fatores que determinaram a estruturação espacial, as transformações no uso e ocupação do território ao longo do tempo e os fatores que promovem, na atualidade, mudança social no espaço em questão. A análise do dinamismo da zona costeira paraense, ao longo do processo histórico induz-nos a entender as lógicas espaciais subjacentes a cada período, assim como nos permite identificar os fatores determinantes da atual configuração espacial e de sua funcionalidade para o ordenamento territorial. O objetivo deste trabalho é compreender as estruturas espaciais, as dinâmicas territoriais e os vetores de desenvolvimento da zona costeira paraense.

Acesse o artigo completo pelo link:

https://journals.openedition.org/confins/24132

 Sobre a revista - Confins é uma revista de geografia franco-brasileira dedicada à publicação de artigos originais em francês ou português. A revista publica pesquisa em geografia, em todos os seus componentes, com prioridade, no entanto, para a geografia regional. Em abordagens, não exclusivas, mas todos os requisitos de uma revista científica e, portanto, a validação de artigos por comitês internacionais.