Gilberto Rocha e Philippe Plas, professores do PPGEDAM/NUMA/UFPA,  participam do projeto “Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial” financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto, coordenado pela Profª. Maria José Aquino, será desenvolvido através da cooperação entre o Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Ação Local (CERAL), da Universidade Paris 13, e a Universidade Federal do Pará (UFPA) até 2020.

Segundo o CNPq, o projeto trata sobre  "os desafios postos pela gestão da água em diferentes contextos territoriais da Amazônia brasileira e das Antilhas Francesas. A partir de uma abordagem sociopolítica de cada um dos territórios, busca-se analisar como a água enquanto um recurso patrimonial, e que por isso pode ser considerado como um bem comum, tem na sua gestão a origem de conflitos que põem em causa o desenvolvimento do território e o bem-estar de suas populações. Três tipos de território constituem o campo da pesquisa, a saber. Dois territórios afetados pela construção de barragens à cuja magnitude se associam as transformações geopolíticas dos municípios na qual se situam (Tucuruí e Altamira); um território urbano envolvido por um grande programa de urbanização à margem do rio Guamá na cidade de Belém; três territórios rurais-urbanos envolvidos pela criação de Resex no nordeste do estado do Pará e; um território afetado pela criação de um Parque Nacional em Guadeloupe, nas Antilhas francesas".

Participam também do projeto, Pierre Teisserenc e Clément Pin, pesquisadores da CERAL e Vanderlúcia Ponte (UFPA) que foi professora visitante no CERAL juntamente com o Prof. Gilberto Rocha.

Atividades acadêmicas - Prof. Gilberto Rocha, enquanto professor visitante, ministrou conferência sobre Município e organização do território em áreas de influência de usinas hidrelétricas na Amazônia para alunos do Master en Conseil aux collectivités territoriales en matière de développement durable, coordenado por Antoine Pécoud e Philippe Plas;  participou de reuniões de trabalho junto ao CERAL, assim como do seminário internacional sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável no Brasil; elaborou projeto de pesquisa final Villes durables  dans les zones d'influence des barrages hydroélectriques en Amazonie brésilienne, envolvendo pesquisadores de ambas as universidades coordenado pelos professores Gilberto Rocha (NUMA) e Philippe Plas (CERAL).