Os professores Rodolpho Zahluth Bastos (PPGEDAM/NUMA), Lise Tupiassu-Merlin (PPGD/ICJ) e Isabelle Vestris (LC2S/Universidade das Antilhas) participaram no último dia 08 de março do Seminário L’APA pas à pas, onde se discutiu normas sobre uso e aproveitamento da biodiversidade com a participação de pesquisadores de várias instituições de pesquisa europeias, a exemplo da pesquisadora brasileira Ana Rachel Teixeira-Mazaudoux, hoje radicada em Lyon. O evento, organizado pela Fondation pour la recherche sur la biodiversité (FRB), ocorreu na sede do Instituto de Pesquisa Agronômica da França (INRA), em Paris.

Os professores Lise Tupiassu e Rodolpho Bastos são associados desde 2015 ao Laboratório caribenho de ciências sociais (LC2S) da Universidade das Antilhas e participaram do seminário como membros do projeto Rekabios do Centro de Estudos sobre Biodiversidade Amazônica (CEBA, Guiana Francesa). Ambos coordenam o grupo de pesquisa BEST Amazônia (CNPq) associado a Rede de pesquisa Junction Amazonian Biodiversity Units Research Networking Program (JAMBU RNP), criada para estimular a cooperação Amazônia-Caribe

Os professores aproveitaram a estadia na França para reunir com a equipe de pesquisadores da faculdade de Direito da Sorbonne (Norbert Foulquier, Fanny Tarlet, Jean-Charles Rotoullié) para tratar do plano de trabalho do projeto Capes/Cofecub, recém aprovado em edital da Capes. O Capes/Cofecub é um programa que busca fomentar o intercâmbio entre IESs e institutos de pesquisa brasileiros e franceses. O projeto aprovado em dezembro de 2017 é capitaneado pelo PPGD/ICJ/UFPA em parceria com o NUMA, do qual ainda participa o Prof. Otávio do Canto (PPGEDAM/NUMA).

Para saber mais sobre o CEBA, acesse: http://www.labex-ceba.fr/en/

Para saber mais sobre o grupo de pesquisa BEST Amazônia, acesse: http://best-amazonia.blogspot.com.br/p/sobre-nos.html