O PPGEDAM mantém parcerias próximas para a capacitação profissional e a divulgação do conhecimento científico com outras instituições de pesquisa e serviços técnicos do Estado do Pará. São importantes de serem citados:

Envolvimento com a Educação Básica

• Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola de Aplicação da UFPA participam de palestras proferidas pelos professores do PPGEDAM em momento fundamental para a integração de estudantes das escolas públicas ao ambiente universitário. Essa atividade faz parte de um conjunto de ações que buscam aproximar o PPGEDAM, por meio do diálogo, do ensino fundamental e médio das escolas públicas. Para saber maiores informações acesse o link: https://ppgedam.propesp.ufpa.br/index.php/impacto/educacao-e-popularizacao-de-c-t/976-gpac-amazonia-realiza-oficina-na-escola-de-aplicacao-da-ufpa e https://www.youtube.com/watch?v=OKzbgI1MPwY

• O projeto de Pesquisa e Extensão denominado “Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural”, sob a coordenação do Prof. Dr. Luís Otávio do Canto, aprovado e financiado no âmbito de um edital interno da UFPA. O projeto envolve, além do coordenador, dois professores do PPGEDAM e do Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA) vinculado do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, duas alunas do PPGEDAM (colocar quem são) e outros cinco (5) professores da Escola de Aplicação da UFPA.

O projeto tem como principal objetivo debater estratégias de uso sustentável dos recursos naturais disponíveis localmente e, ao mesmo tempo, promover a formação e capacitação de professores das escolas e de lideranças que atuam em uma comunidade rural, especificamente na comunidade de Porto Salvo, município de Vigia de Nazaré no Estado do Pará.

As ações do projeto já iniciaram e envolvem, também, alunos do PPGEDAM, além de dois bolsistas de graduação e do professor do PPGEDAM, Dr. Rodolpho Zahluth Bastos. O projeto tem como direcionamento inicial a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Silva Monteiro, sediada na comunidade de Porto Salvo, no município de Vigia no Pará.

 O projeto “O uso da cartografia em sala de aula e a geoinformação como tecnologia assistiva de inclusão socioespacial”, aprovado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), tem interface com a educação básica e é coordenado pelo Prof. Dr. Christian Nunes da Silva. O projeto propõe a utilização a de produtos cartográficos, tais como mapas, cartas, plantas, entre outros, como uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem que permita aos educandos das escolas públicas aprender novas práticas e conhecer melhor a realidade em que se encontram. Também como parte do projeto, o Prof. Dr. Christian Nunes da Silva do PPGEDAM também já disponibilizou cursos online gratuitos para atender alunos e profissionais nas áreas da análise espacial, cartografia e do geoprocessamento.

Capacitação de técnicos

 Professores-Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) participam do projeto de extensão e capacitação denominado “Educação Profissional e Desenvolvimento Local na Amazônia”, desenvolvido pelo Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (POEMA). Trata-se da capacitação e certificação em nível pós-médio de técnicos em Agroecologia e Empreendedorismo Rural, Gestão de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Até o presente momento, mais de setenta (70) alunos já participaram do projeto, que foi realizado nos municípios de Tucumã e Tucuruí, Pará. O curso teve o apoio financeiro e organizacional da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Pará e da ONG “Bolsa Amazônia” (ou Bolsa Floresta?), respectivamente.

Apoio à Produção sustentável do açaí no Município de Barcarena

 Por meio do projeto de extensão, intitulado “Gestão de Recursos Naturais em Município Impactado por um Grande Projeto de Mineração na Amazônia”, os professores-pesquisadores do PPGEDAM têm buscado atuar na criação de alternativas de produção sustentável no município de Barcarena no Estado do Pará.

O projeto tem como proposta basilar colaborar na criação de alternativas de trabalho e renda voltada às famílias ribeirinhas de Barcarena, baseando-se nas potencialidades e no efeito multiplicador, em termos de desenvolvimento local, na cadeia produtiva do açaí. Além disso, pretende-se dar assistência capacitar e, principalmente, educar as famílias sobre a importância da produção sustentável.

O lócus de atuação está nas pequenas ilhas situadas às proximidades do município de Barcarena. O estudo está sendo feito por amostragem correspondente a 10%, que envolve um total de nove (9) ilhas. Dentre elas, a Ilha das Onças, selecionada por ser a maior produtora de açaí e de outros produtos congêneres. Outra ilha destacada é a Ilha da Trambioca, por ser a mais populosa de Barcarena; e, por fim, a Ilha de São Lucas, devido à proximidade para com Barcarena.

Ações de Apoio ao Reflorestamento

 Em parceria com a Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi desenvolvido o programa de extensão “Amazônia Nativa: produzindo mudas florestais para readequação ambiental de propriedades rurais familiares”, com o objetivo de produzir mudas de essências florestais nativas da região sudeste do Pará, com vistas à readequação ambiental das propriedades rurais. 

O programa prevê, entre outras ações, a distribuição de mudas de alta qualidade, pesquisas em casa de vegetação e a campo com espécies florestais nativas da região. Com base nesses resultados serão elaboradas cartilhas e boletins informativos. Também serão ofertados cursos de formação para agricultores e técnicos sobre os procedimentos adequados para a reabilitação de áreas degradadas em prol da sustentabilidade ambiental. Todas as ações previstas ocorrerão com supervisão técnica efetuada por técnicos, docentes e acadêmicos do curso de Agronomia da FCAM.

Formação de Agentes de Inovação Socioambiental (TS-AGIS)

 Este projeto obteve certificação na décima edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que foi criado em 2001. A iniciativa procura promover a troca de experiências entre agricultores, pesquisadores, estudantes e extensionistas, baseada na prática agroecológica em torno da produção orgânica e da segurança alimentar. 

O projeto é um dos sete da Região Norte do Brasil a ser certificado na premiação, isso no ano de 2019. O objetivo principal é formar agentes de inovação socioambiental para o fortalecimento das populações nos locais de atuação. Além disso, busca reafirmar o conhecimento agroecológico e as inovações sociotécnicas, de forma a estimular a participação de todos na construção de sistemas de agricultura sustentável. Assim, trata-se de um processo de aprendizagem mútua, no qual não há “ciência feita", e sim ciência em "ação-construção". A matéria sobre a certificação está no site: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/10450-projeto-do-numa-e-certificado-no-premio-fundacao-banco-do-brasil-de-tecnologia-social.