A Amazônia da água em suas múltiplas presenças - rio, igarapés, lagos, estuário, mar - se impõe como um ator maior que excede largamente zonas urbanizadas e não-urbanizadas, contribuindo para a construção do laço entre mundos urbanos diferenciados que se conectam. A partir disso, que pesquisadoras e pesquisadores brasileiros e franceses, interessados na articulação da ação pública com o território e o ambiente, se reúnem e querem com o público acadêmico e não-acadêmico, contribuir ainda mais com uma cooperação internacional, viva, há mais de uma década, que vem sendo nutrida com a formação interdisciplinar, a produção e divulgação de conhecimentos com foco principal na Amazônia.

O evento, apoiado pelo PAEP/CAPES e PAEV/UFPA, é uma realização da Universidade Federal do Pará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, em cooperação com a Universidade Paris 13 (Sorbonne – Paris – Cité). A iniciativa conta com o apoio do Núcleo Ação Pública, Território e Ambiente (ACTA) e do Grupo de Pesquisa Gestão de Territórios na Amazônia (GESTAM).

Serviço:

VI Colóquio Franco Brasileiro “Desafios sociopolíticos da gestão da água e governança territorial”
Data: 29 a 31 de outubro de 2019
Local: Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA)
Informações: www.numa.ufpa.br