Impacto Socioambiental

Entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2023, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu uma oficina sobre a elaboração do Plano de Manejo da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mestre Lucindo. O evento ocorreu no Hotel Beira Rio em Belém, e contou com a participação de membros do Conselho Deliberativo da RESEX, representantes da Associação de Usuários da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mestre Lucindo (AUREMLUC), colaboradores do ICMBio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marapanim (SEMMA Marapanim), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e do Instituto Muirapinima.

O Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) concluiu em dezembro de 2023 a atualização do mapa da Cartografia Participativa da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua. A primeira versão deste mapa também foi desenvolvida pelo GPSA, e entregue à comunidade local no ano de 2018. Após cinco anos, os pesquisadores julgaram fundamental manter a ferramenta atualizada, sobretudo ao considerar o dinamismo territorial da região e a importância deste mapa como instrumento de empoderamento social dos sujeitos que produzem este território.