A Coalizão Ciência e Sociedade, formada por 74 cientistas atuantes no Brasil, se manifesta contra a MP 910 e recomenda que o Congresso Nacional rejeite a MP 910. Conhecida como ‘MP da Grilagem’, a medida torna oficial ocupações ilegais em reservas indígenas e áreas de proteção ambiental.

A Prof.ª Dr.ª Ima Célia Vieira, docente do PPGEDAM, é uma das que subscrevem o artigo, publicaco originalmente no portal da Coalizão Ciência e Sociedade.

Waldilene Garcia, discente do PPGEDAM, participou do quadro Ciência Pai D'Égua, do programa Bom Dia Pará, da TV Liberal, veiculado nesta quinta-feira, 7 de maio, apresentando a produção de adubo orgânico com produtores da agricultura familiar no município de Abaetetuba, resultado de sua pesquisa de mestrado.

A matéria pode ser assistida na íntegra no endereço: https://globoplay.globo.com/v/8537221/

Prof. André Cutrin, do PPGEDAM/NUMA/UFPA, para Jornal Beira do Rio, 27/04/2020
Imagem: Acervo pessoal

Na economia, tanto o movimento ascendente (prosperidade) quanto o movimento descendente (depressão) são de natureza cumulativa. As tendências ascendentes e descendentes, uma vez iniciadas, não persistem indefinidamente no mesmo ciclo, mas acabam por inverter-se em algum momento. A manifestação de uma crise, quando da passagem do auge da expansão para o início da recessão, pode ser abrupta como ocorre com a fase criticamente aguda das pessoas que são surpreendidas pelo ataque de um novo vírus, enquanto a recuperação ocorre de forma não repentina e lenta.

Prof. André Farias, do NUMA/UFPA, para Jornal Beira do Rio, 22/04/2020
Imagem: Acervo pessoal

Com o crescimento exponencial da pandemia provocada pelo novo coronavírus - SARS-COV-2, com a avalanche de medidas governamentais, muitas vezes desencontradas, com as notícias verdadeiras, com as fake News e com as ações e reações da população, surgem muitas dúvidas: Existe motivo para medo? Quem negligencia as recomendações de especialistas está sendo atrevido e acreditando ser corajoso? Afinal, o que é racional e insano?