Defesas da turma SEMA/APOs discentes da turma especial do PPGEDAM em Macapá defenderam, nos dias 25 e 26 de agosto, as últimas dissertações de mestrado, na sede da Escola de Administração Pública do Amapá (EAP). A turma é fruto de contrato firmado entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá (SEMA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

A turma teve início em setembro de 2014, com o ingresso de 18 alunos, servidores dos diversos órgãos da área ambiental do Governo do Estado do Amapá, como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Batalhão Ambiental da Polícia Militar (BA), Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (IMAP). Chegaram ao final do curso 15 discentes que, desde o mês de junho, estão defendendo suas dissertações. São eles:

Discente

Odiléia Cardoso Oliveira

Sérgio Moraes

SEMA

Na noite de sexta-feira, 26, após as últimas defesas, a EAP organizou uma cerimônia de encerramento da turma. Durante o evento, a turma se pronunciou através do orador Grayton Toledo, homenageando o Prof. Mário Vasconcellos, coordenador do PPGEDAM até janeiro deste ano. Eles comemoraram o sucesso da iniciativa e pediram que ela tenha continuidade, uma vez que permitirá a outros servidores do estado adquirir a mesma qualificação em nível diferenciado, proporcionada por um Mestrado Profissional.

Na ocasião, também se manifestaram o Sr. Marcelo Pantoja Creão, Secretário de Estado de Meio Ambiente do Amapá, o Prof. Sérgio Moraes, Diretor-Geral do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, e o Prof. Wagner Barbosa, atual coordenador do PPGEDAM. Foi destacada a importância da iniciativa e do papel dos novos mestres para a sociedade amapaense e, sobretudo, para a gestão ambiental do estado, que tem 70% de seu território abrangido por áreas de proteção ambiental.

Também participaram da cerimônia representantes da Polícia Militar, IMAP, EAP e SEAD, além de familiares dos alunos concluintes.

Cerimônia de Encerramento da Turma SEMA/AP