Hoje ocorreu a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a UFPA e a Universidade de Luanda, com a presença do Magnífico Reitor Emmanuel Tourinho,  Magnífico Reitor da UniLuanda, Prof. Dr. Alfredo Gabriel Buza e da Profª. Drª. Juliana Canga. Durante a tarde, o reitor realizou uma visita ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA), acompanhado do coordenador do PPGEDAM/NUMA, Prof. Dr. Christian Nunes; além do diretor do NUMA, Prof. Dr. Gilberto Rocha.

Segundo o  Prof. Christian Nunes, o Acordo de Cooperação é um acordo “guarda-chuva”, com possibilidade da realização de várias atividades acadêmicas entre as duas instituições, dentre elas, o ingresso pesquisadores e estudantes da UniLuanda em turmas de mestrado e doutorado do PPGEDAM; A mobilidade docente e discente; projetos de pesquisa em linhas de interesse dos pesquisadores de ambas as instituições, além do apoio dos docentes do NUMA na criação do curso de graduação em Gestão Ambiental da UniLuanda.

O coordenador do PPGEDAM enfatiza a importância da cooperação entre as universidades, pois, segundo ele: “A realidade de Angola é muito mais parecida com a nossa realidade, do Norte, do que com o Sul e Sudeste do Brasil. Então há uma tentativa de soluções de situações da Angola que nós já superamos aqui, e outras que eles já resolveram e podemos fazer essa troca de experiências".

A expectativa é que ocorra o quanto antes o intercâmbio entre discentes e docentes das duas universidades, como uma forma de troca de experiências, envolvendo pesquisa e ensino sobre o uso de recursos naturais e impactos ambientais de grandes projetos. Ainda sobre essa troca, o diretor do NUMA, Prof. Gilberto Rocha, destacou como ponto importante a perspectiva interdisciplinar do NUMA: “A perspectiva interdisciplinar serve para alavancar os conhecimentos de diversas áreas, pois os cursos interdisciplinares podem acolher profissionais de diversas áreas".

Durante a visita, professores do NUMA estiveram presentes e estabeleceram um diálogo sobre os projetos de pesquisa já existentes que pudessem ser de interesse da UniLuanda. O Magnífico Reitor Alfredo Gabriel Buza ressaltou que: “Temos um caminho para percorrer. Viemos estabelecer as parcerias, abrir as portas para, a partir disso, começar a definir o que vamos fazer, um dos nortes ocorrerá quando algum dos nossos vir estudar aqui, especificamente no NUMA. Ele estará aqui, conviverá com os professores, ampliará sua visão. Estou muito satisfeito e feliz em ter essa oportunidade”.