Entre os dias 25 e 30 de setembro de 2023, pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) desenvolveram atividades no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, pertencente ao município de Maracanã, no nordeste paraense. Um dos objetivos da viagem foi realizar oficinas de atualização do mapa da Cartografia Participativa da APA, entregue em 2019, visto que após quatro anos, é válido considerar que o contexto local da área pode ter sofrido alterações relevantes.

Além disso, a viagem também foi importante para divulgar o desenvolvimento dos Projetos “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense” e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, os quais vêm sendo executados com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O primeiro dia (25/09/2023) foi dedicado a estabelecer contatos com lideranças e moradores locais, no intuito de estimular a divulgação das atividades a serem realizadas na ilha, bem como verificar todos os preparativos necessários aos eventos. O segundo dia (26/09/2023) foi voltado para diálogos entre a equipe de pesquisadores e algumas lideranças locais, como maneira de estreitar laços entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a população local, a partir das contribuições das pesquisas desenvolvidas pela instituição. Durante uma conversa com o senhor André Sá, proprietário da Pousada Algodobeach e um sujeito bastante envolvido com o turismo na ilha, surgiu a proposta de geração de um mapa voltado às necessidades dos turistas, como bares e restaurantes, pontos de atendimento à saúde, locais turísticos etc.

No terceiro dia (27/09/2023) houve a realização de uma oficina de atualização do mapa da Cartografia Participativa na comunidade de Fortalezinha, que também contou com moradores da comunidade de Mocooca.  Na sequência, o quarto dia (28/09/2023) foi dedicado à uma oficina de atualização do mapa da Cartografia Participativa na comunidade de Camboinha. No quinto dia (29/09/2023), o GPSA-Amazônias promoveu uma reunião com a comunidade da Vila de Algodoal, onde foram tecidos diálogos com moradores, os quais puderam conhecer um pouco mais das iniciativas do grupo, além da proposição de novas atividades relacionadas à Cartografia Participativa na região. No mesmo dia, a equipe se encaminhou à Praia da Princesa, onde a senhora Alcione Alves, proprietária de um restaurante e voluntária do projeto Suruanã, uma iniciativa de proteção à desova de tartarugas, também participou de uma oficina de atualização da Cartografia Participativa.

Ambos os eventos contaram com a participação da ex-prefeita do município de Maracanã e atual gestora da APA Algodoal Maiandeua, professora Raimunda da Costa Araújo. No sexto dia (30/09/2023), os pesquisadores voltaram a Belém, com uma agenda repleta de futuras novidades que muito contribuirão para a APA Algodoal-Maiandeua. Em todos os eventos, os professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl apresentaram as atividades realizadas por cada projeto e a importância destas para o fomento ao desenvolvimento local da região.