O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) promoveu, nesta quinta, 30, a 13ª edição do Ciclo de Debates do NUMA. Com o tema “Governança Urbana e Política Nacional de Resíduos Sólidos” a Profª Sylmara Dias, da Universidade de São Paulo (USP), especialista em  Governança de Resíduos Sólidos Urbanos dialogou com atores sociais locais.

Sylmara Dias, apresentou uma análise desde o desenvolvimento industrial até o cenário atual mostrando a intensificação dos problemas ambientais e sociais relacionados ao resíduos urbanos. A pesquisadora apontou o modo de vida das cidades e o distanciamento das relações com a natureza como fatores principais da ampliação desses problemas. Relacionando tecnologia e reciclagem, Sylmara Dias, expôs técnicas possíveis para lidar com os resíduos entre elas o uso de biodigestores que são mais adequados para o perfil de descartes de lixo do Brasil  e a criação da hierarquia para destinação dos resíduos. Porém, a pesquisadora ponderou, "temos tecnologias, mais ela não é tudo. Precisamos é mudar a forma de como  lidamos com esses materiais. Precisamos de mudança cultural, mudança de paradigma." Quanto a governança e caminhos a professora aponta que "são múltiplos os problemas originados pelos resíduos sólidos, como são múltiplas as soluções" para ela as soluções podem ser desde o pagamento dos serviço ambiental aos catadores ao aumento da capacidade política de grupos e atores sociais locais para agirem nos processos de tomada de decisão, além do Estado.

Atores sociais participaram do debate -  O debate se tornou mais valoroso por conta da participaram de atores sociais importantes o que possibilitou compreender as diversas visões e experiências de cada área de atuação. Dentre os participantes estavam Sr. Jonas de Jesus representante dos catadores e Débora Bahia, presidenta da Cooperativa de Catadores da Terra Firme (CONCAVES - Belém); Sr. Lauro presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Marituba (ACAMARI/MARITUBA). Das prefeituras: Tarcísio Ribeiro, da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Bragança; Bruno Carvalho, representante da prefeitura de Quatipuru e Augusto Corrêa, Ismaily Bastos, secretário de meio ambiente de Marituba. Estudantes de graduação da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA. Pesquisadores da área de gestão e gerenciamento de Resíduos Sólidos e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM).

Sr. Jonas de Jesus, representantes dos catadores, comentou sobre preconceito e desvalorização dos trabalho desenvolvido por eles. Na ocasião, Sr. Jonas denunciou a realidade dos lixões na região, "todo lixão do Brasil é o maior centro de distribuição de drogas, prostituição e trabalho infantil". E aproveitou a oportunidade para orientar os cidadãos a cobrar do Estado políticas públicas eficientes, pois "a taxa de resíduos sólidos está incluso no IPTU e quem tem que cobrar isso é, principalmente, quem paga, o cidadão. Cobrem seus direitos" destacou ele.

Moderação e avaliação - Atuaram como moderadores do eventos os professores Rodolpho Zahluth Bastos, Ronaldo Mendes e o mestrando Luciano Louzada que avalia a atividade como enriquecedora, "o debate foi dos mais enriquecedores que participei. A experiência da Professora Sylmara e suas colocações mostram a dificuldade da implantação da PNRS no Brasil e principalmente na Amazônia. Mostrou que a falta de interesse e diálogo entre os atores para construir meios para implantação de políticas públicas do setor, representa o entrave para alcançar as metas da PNRS", finalizou o aluno.

Confira as imagens do evento:

13º Ciclo de Debates do NUMA