A disciplina Instrumentos de Gestão Ambiental - ZEE/EIA-RIMA, ministrada pela Prof.ª  Maria do Socorro Flores e Prof.º Gilberto de Miranda Rocha, levou os alunos do PPGEDAM ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) no dia 23/10 e ao Centro Integrado de Monitoramento Ambiental da Amazônia (CIMAM) no dia 24/10.

Na primeira visita, os alunos puderam conhecer a estrutura e os serviços prestados pelo órgão Cesipam, criado em 2002 com objetivo de promover a proteção, inclusão social e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal ele realiza monitoramentos das grandes bacias hidrográficas, dos territórios, a partir do uso e ocupação dos solos; monitoramento metrológico e monitoramento de desastres através das cheias dos rios, reservatórios de hidrelétricas e tempestades.

No CIMAM, o Secretário de Estado da SEMAS, Dr. Tales Belo, mostrou aos discentes a operacionalização dos sistemas de monitoramento das agendas  verde, marrom, azul e cinza; e proferiu a palestra sobre a "Gestão ambiental no Estado do Pará:  avanços e competências", com participação da coordenadora do Programa Municípios Verdes do Pará.

Segundo a Prof.ª Maria do Socorro Flores, as visitas serviram para que os alunos conhecessem as tecnologias disponíveis que são fundamentais para o planejamento da gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local da Amazônia.

Sobre a disciplina - A disciplina é optativa. Além das visitas que incluem a parte prática/profissional a disciplina discute, segundo sua ementa, "os conceitos de meio ambiente e impacto ambiental. Realiza uma discussão histórica do desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental no mundo e no Brasil, tomando como referência as organizações nacionais e internacionais e a legislação. Discute a sistemática de estudos de impacto ambiental, termo de referência, procedimentos alternativos, custo e qualidade dos estudos de impacto ambiental. Apresenta e discute as metodologias para avaliação de impacto ambiental e socioeconômico, matrizes e cheklist, métodos monetários, métodos não monetários. Reflete sobre a participação pública e comunicação, agentes sociais audiências, mediação. Apresenta estudos de impacto ambiental na Amazônia e a política e práticas de ordenamento territorial, e zoneamento ecológico–econômico como instrumentos técnico e político de gestão ambiental. Apresenta as experiências e desafios do zoneamento ecológico- econômico na Amazônia"

Para mais informações sobre monitoramentos acesse os sites dos órgãos:

Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam)  - http://www.sipam.gov.br

Centro Integrado de Monitoramento Ambiental da Amazônia (CIMAM)  - https://www.semas.pa.gov.br/

Confira as imagens da visita:

Disciplina Instrumentos de Gestão Ambiental - ZEE/EIA-RIMA