O Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) concluiu em dezembro de 2023 a atualização do mapa da Cartografia Participativa da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua. A primeira versão deste mapa também foi desenvolvida pelo GPSA, e entregue à comunidade local no ano de 2018. Após cinco anos, os pesquisadores julgaram fundamental manter a ferramenta atualizada, sobretudo ao considerar o dinamismo territorial da região e a importância deste mapa como instrumento de empoderamento social dos sujeitos que produzem este território.

O mapa será impresso e entregue para nas escolas das Vilas de Algodoal, Fortalezinha, Mocooca e Camboinha, além do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio), órgão responsável pela gestão da APA, que foram os demandantes dessa ferramenta. E ainda, o mapa também será disponibilizado, na forma digital, a todos os demais interessados, por meio de um QR-Code.

Esta ação foi realizada pelos Projetos “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense” e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, os quais vêm sendo executados com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), liderados respectivamente pelos professores Otávio do Canto e Norbert Fenzl.

O mapa completo está disponível em aqui (clique).