No dia 22 de novembro de 2023 aconteceu a Devolutiva de Pesquisas e demandas na feira cultural "Uma jornada científica explorando a biodiversidade Algodoal " da Escola Municipal Profa. Maria de Lourdes Ferreira, em Algodoal- Maiandeua.

Esta iniciativa está relacionada a dois projetos de pesquisa: “Indicadores geográficos de riscos de impacto climático na zona costeira urbana paraense”, coordenado pelo Professor Otávio do Canto; e “Desenvolvimento de Indicadores de riscos socioeconômicos e ambientais decorrentes dos impactos das mudanças climáticas, na zona costeira do estado do Pará”, coordenado pelo Professor Norbert Fenzl.

Os dois Projetos estão sendo desenvolvidos com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais Desenvolvimento Local na Amazônia, do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (PPGEDAM/NUMA/UFPA).

A programação contou com grande participação de egressos do PPGEDAM/NUMA, na devolutiva das Dissertações de Mestrado desenvolvidas pelas Instituições de Pesquisa, Ensino e Extensão à APA Algodoal-Maiandeua.

Entre as dissertações presentes na devolutiva esteve a da advogada Ana Ialis Baretta, intitulada "Aspectos legais e limites da gestão compartilhada em unidades de conservação – Análise da APA Algodoal-Maiandeua”, que teve como orientador o Prof. Otávio do Canto, que é líder do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias).

Na programação também ocorreu uma Oficina de Cartografia Participativa da Vila de Algodoal. Nesta atividade, houve a participação dos alunos e seus responsáveis, professores e a equipe técnica do GPSA- Amazônias. A oficina tinha como objetivo atualizar a cartografia da APA Algodoal-Maiandeua, que foi feita pelo GPSA- Amazônias em 2018.

Programação completa: