No dia 20 de dezembro, aconteceu uma importante reunião no Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Belém, consolidando a parceria entre o Núcleo de Meio Ambiente (Numa) e o IFPA. O encontro teve como foco a atualização e continuação do acordo de cooperação institucional para o oferecimento de vagas aos servidores do IFPA nas turmas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Ppgedam).

Participaram da reunião representantes de ambas as instituições, incluindo Helio Almeida, Diretor Geral do IFPA, Laércio Gomes, Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFPA, Gilberto Rocha, Diretor Geral do Numa, Christian Nunes, Coordenador do Ppgedam, e André Farias, Vice-Coordenador do Ppgedam.

Após a reunião, os representantes do Numa tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos projetos inovadores do IFPA, apresentados pelo professor Valdinei Silva, do curso de Saneamento. As experiências do Ifpa no desenvolvimento de técnicas e metodologias aplicadas reforça a importância da cooperação contínua entre as instituições.

Essa parceria estratégica prevê o oferecimento de vagas para os servidores do IFPA, especificamente do Campus Belém, nas próximas turmas abertas de mestrado e doutorado do Ppgedam. A expectativa é que o edital de seleção seja publicado no ano de 2024, marcando um avanço significativo na colaboração acadêmica e no desenvolvimento de pesquisa na região.

Este acordo é um passo crucial para fortalecer a educação e a pesquisa no estado, beneficiando os servidores do IFPA com oportunidades de qualificação avançada e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.