Nos dias 20 a 22, alunos da turma de mestrado do PPGEDAM participaram da Visita técnica pela região metropolitana de Belém.

A disciplina objetiva apresentar aos discentes do PPGEDAM as experiências de atividades econômicas e socioambientais relacionadas à gestão, uso e aproveitamento de recursos naturais, que, desta vez, percorreu empreendimentos da região metropolitana de Belém.

O roteiro iniciou pelo Parque Ambiental do Utinga (PEUT), depois seguiram para o empreendimento Terra do Meio, seguido do lixão de Benevides e depois distrito Murini/Benfica. No segundo dia o grupo visitou o território quilombola do Abacatal e Reserva de Vidas Silvestres (REVIS) em Marituba. No terceiro e ultimo dia as atividades foram na ilha de Mosqueiro e encerrou no Lote Agroecológico de Produção Orgânica – LAPO, na estrada para a praia do Paraíso. A visitações foram guiadas pelos interlocutores dos empreendimento.

Diálogos, análises e observações foram realizadas pelos professores e alunos participantes. Dentre as quais destacaram-se a ocupação dos espaço urbano por empreendimentos imobiliários (projetos minha casa minha vida e condomínios privados), uso e gestão do recurso hídrico (lençóis freático, nascentes e rios que margeiam a região) e as destinações de resíduos sólidos.

Acompanhe as imagens da disciplina:

Visita Técnica - PPGEDAM 2019