A oficina foi realizada no dia 10 de dezembro de 2019 na Câmara municipal de Abaetetuba -PA. Estavam presentes piscicultores, empresários, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri) , da Secretária de Meio Ambiente de Igarapé Miri, da Universidade Federal do Oeste do Pará e da Universidade Federal do Pará/NUMA/PPGEDAM.

A oficina teve três momentos: inicialmente foi aplicado um questionário com os envolvidos na atividade para o levantamento de informações sobre a produção aquícola na região, em seguida foi elaborada conjuntamente com os presentes uma matriz SWOT para apontar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da atividade na região. Na finalização foram apontados problemas relacionados a produção aquícola.

Houve discussão em relação a licença para cultivo de espécies exóticas e inovações tecnológicas aplicadas na Aquicultura. Nessa oportunidade a mestranda Maiara Bessa colocou a disposição a sua pesquisa "Tecnologias ambientais e o Desenvolvimento da Atividade Piscícola: o caso da comunidade Genipauba no Município Abaetetuba-PA" para contribuir na elaboração do plano por meio do mapeamento da piscicultura em Abaetetuba, do diagnóstico da estação de alevinagem em Genipauba e das fichas agroecológicas que está desenvolvendo sobre sobre “o uso de plantas aquáticas” e a “integração de sistema agroflorestal” como alternativa para mitigar impactos da piscicultura sobre a qualidade da água e reduzir a dependência de insumos externos a propriedade como alternativa sustentável ao descarte do efluente sem tratamento em meio natural. A pesquisa da mestranda iniciou no projeto do Prof. Dr. Sérgio Moraes e tem a orientação da Profa. Dra. Rosana Maneschy e Coorientação da Profa. Dra. Socorro Flores.

O PPGEDAM propõe o desenvolvimento de uma estrutura de formação que atenda às demandas da sociedade regional, no que diz respeito à qualificação para a gestão pública ambiental e para o aproveitamento dos recursos naturais na perspectiva do desenvolvimento sustentável, notadamente no que concerne à sua aplicabilidade ao desenvolvimento da esfera local. O PPG privilegia uma formação para a gestão e a aplicação de conhecimentos adquiridos, contribuindo para uma melhor tomada de decisão na prática profissional.

Texto: Rosana Quaresma Maneschy