Prof. Otávio do Canto (PPGEDAM) e Prof. François Laurent (Laboratório Espaço e Sociedade da Université de Le Mans, França), visitaram os municípios de Marapanim e Curuçá para avaliar as possibilidades de desenvolverem atividades acadêmicas sobre agricultura familiar e meio ambiente na região. A visita ocorreu no dia 25/01 e faz parte de um estudo prévio das ações do Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) e Programa Regional França-América Latina e Caribe (Prefalc).

O PREFALC - O Prefalc é gerido pelos ministérios da Educação, Inovação, Tecnologia e Ciências Francesas, da França, e apoia a mobilidade para estágios e intercâmbios entre professores de programas de pós-graduação em nível de mestrados para participação em seminários e outras atividades de pesquisa, neste caso, na área de gestão ambiental. Na UFPA, o responsável pelo projeto e pelo acordo de cooperação tripartite entre a UFPA - Le Mans - CUC é o professor Aquiles Simões, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). O coordenador geral do projeto é o professor François Laurent - Le Mans Université. A coordenação na Colômbia (CUC) será da professora Celene Milanés Batista.