Doutorado Profissional

>Disciplinas e Atividades Obrigatórias

 

Fundamentos epistêmicos de Políticas Públicas e Legislação Ambiental (4 créditos, 60 horas)

O objetivo da disciplina é debater a epistemologia e as concepções de políticas públicas ambientais, seus reflexos e interseções com a legislação brasileira.

 

Gestão de Espaços e Territórios (4 créditos, 60 horas)

A disciplina objetiva debater a relação entre as dinâmicas ambientais, o ordenamento e a gestão de espaços e territórios em suas múltiplas escalas: unidades de conservação, terrenos de marinha, terras indígenas, comunidades locais, espaços rurais e cidades. Envolve questões ligadas ao zoneamento ecológico – econômico, gerenciamento costeiro, planos diretores municipais e planos básicos ambientais, dentre outros.

 

Uso de Recursos Naturais e Desenvolvimento (4 créditos, 60 horas)

Esta disciplina objetiva discutir os fundamentos das matrizes paradigmáticas de desenvolvimento a partir da economia e as formas de uso e apropriação dos recursos naturais para dar sustentação às lógicas dominantes nas sociedades. A discussão se dará a partir exemplos em nível mundial, todavia dar-se-á ênfase à realidade da Amazônia e Pan-Amazônia.

 

Método e Pesquisa Interdisciplinar I (4 créditos, 60 horas)

A disciplina objetiva criar bases para uma formação crítico-reflexiva para construção de conhecimento científico no contexto da interdisciplinaridade, em especial para estudos de meio ambiente e desenvolvimento. Focar-se-á na construção do objeto, problema e objetivos de investigação científica, assim como na abordagem e métodos qualitativos e aplicados à pesquisa interdisciplinar.

 

Método e Pesquisa Interdisciplinar II (4 créditos, 60 horas)

A disciplina objetiva debater os métodos interdisciplinares qualitativos de análise de dados e estatísticas espaciais aplicados ao meio ambiente. Enfocando métodos geoestatísticos e formas de representação espacial, adequadas a estudos interdisciplinares.

 

Projeto de Qualificação (4 créditos, 60 horas)

O projeto de qualificação se caracteriza pelo documento formal submetido a uma banca examinadora composta por membros internos e externos ao Programa que avaliarão a relevância e coerência científica e técnica de proposição de pesquisa ao nível de dissertação ou tese, considerando o avanço do conhecimento científico e/ou tecnológico e a proposição inovativa de aplicação desse conhecimento.

 

Tese (44 créditos, 660 horas)

A tese se caracteriza pelo documento formal apresentado a uma banca examinadora composta por membros internos e externos ao Programa que avaliarão a relevância, coerência científica e/ou técnica e tecnológica da pesquisa realizada, considerando, sobretudo, a contribuição do aluno para o avanço do conhecimento científico e/ou tecnológico e a proposição inovativa do produto derivado da pesquisa e que será colocado à disposição da sociedade e mundo do trabalho e/ou comprovada sua aplicação ocorrida no transcurso da investigação realizada.

 

Mestrado Profissional

>Disciplinas e Atividades Obrigatórias (30 créditos)

 

Bases Metodológicas para Pesquisa, Diagnóstico e Planejamento do Desenvolvimento Local (4 créditos, 60 horas)

Esta disciplina visa a oferecer ferramentas metodológicas para relacionar a teoria e a pesquisa empírica, enfatizando o instrumental das ciências sociais. Como elaborar projetos de pesquisa que permitam a produção de conhecimento e a intervenção na realidade. Distinção entre problema social e problema sociológico; pré-noções; objetivação. Técnicas qualitativas e quantitativas. Ênfase é dada à definição da problemática de investigação, à construção do objeto e à seleção de técnicas adequadas para a sua apreensão.

 

Gestão dos Recursos Naturais, Coletividades Locais e Desenvolvimento na Região Amazônica (4 créditos, 60 horas)

O objetivo da disciplina é discutir criticamente a inter-relação entre os conceitos de meio ambiente, sociedade e desenvolvimento e as formas de aplicação dos mesmos na perspectiva interdisciplinar. Apresenta-se como tem se dado a articulação e os processos de desenvolvimento na Amazônia e seus impactos nos recursos naturais. Enfatiza-se os rebatimentos da adoção dos conceitos de gestão dos recursos naturais e desenvolvimento local para a sociedade e meio ambiente dando ênfase nas alternativas de ordens técnica, social, econômica e política para subsidiar mudanças no território através do planejamento e gestão. Discute-se os significados de áreas especiais e unidades de conservação. Usa-se o conceito de coletividades territoriais para demonstrar as singularidades socioespaciais na Amazônia, além de problematizar o papel destas. Apresenta-se experiências locais de gestão dos recursos naturais regionais comunitários e seu impacto no modelo de desenvolvimento.

 

Política e Legislação Ambiental (4 créditos, 60 horas)

Análise histórica e teórica dos conceitos ligados à noção de desenvolvimento sustentável. Governança ambiental. Princípios e classificação do Direito Ambiental. Gestão integrada, patrimonial e pública dos recursos ambientais. Normas ambientais. Meio Ambiente natural e urbanístico. Modelos e instrumentos de gestão ambiental. Políticas nacionais de meio ambiente. Licenciamento ambiental. Unidades de conservação. Recursos Hídricos. Resíduos Sólidos. SISNAMA. CONAMA. Gestão Ambiental na Amazônia.

 

Seminários de Trabalho de Conclusão (3 créditos, 45 horas)

O escopo da atividade intera três níveis de abrangência  teórico, estratégico e aplicado –, acompanhando a evolução e desenvolvimento do tema de trabalho de conclusão. A estrutura curricular está montada no sentido de valorizar prioritariamente a capacidade de adquirir e dar aplicabilidade aos conhecimentos, tentando estreitar o tradicional gap entre teoria e prática.

 

Visita Técnica (1 crédito, 30 horas)

Ementa: Apresentar aos estudantes do PPGEDAM experiências de atividades econômicas e socioambientais relacionadas à gestão, uso e aproveitamento de recursos naturais na Amazônia.

 

Qualificação de Mestrado (2 créditos)

Desenvolvimento e submissão do projeto de pesquisa ao exame de qualificação de mestrado.

 

Dissertação de Mestrado (12 créditos)

Desenvolvimento e defesa do trabalho de conclusão do mestrado.

 

Submissão de artigo a periódico

Submissão de um artigo em coautoria com o orientador a um periódico dos extratos superiores (A1, A2 ou B1) da área Interdisciplinar.

 

Doutorado e Mestrado

>Disciplinas Optativas

 

Análise Espacial, Cartografia Temática e Geoprocessamento (2 créditos, 30 horas)

disciplina possui três objetivos principais: (1) Fornecer conhecimentos básicos sobre as ferramentas de Cartografia e Geoprocessamento; (2) Capacitar os discentes sobre as técnicas e as metodologias de aquisição e representação de informação espacial georreferenciada; e (c) Possibilitar que os discentes utilizem um SIG em uma atividade prática de análise ambiental.

 

Apropriação e Uso dos Recursos Naturais na Fronteira da Amazônia (2 créditos, 30 horas)

Discutir a dinâmica de apropriação e utilização dos recursos naturais na perspectiva da fronteira amazônica, sobretudo da fronteira do Estado do Pará. A disciplina procura debater, portanto, o papel da fronteira como uma instituição em constante processo de transformação e, vai além, ao retratar o papel do capital que consolidou um modelo de exploração e apropriação indevida dos recursos naturais na região; discute-se, também, a contribuição da fronteira em prol do desenvolvimento sustentável, que busca a utilização racional dos recursos naturais e disponha de meios capazes de mitigar os impactos agropecuários e industriais sobre o meio ambiente; a federalização institucional através da “Operação Amazônia”; a importância dos mecanismos de gestão ambiental e das políticas de utilização dos recursos naturais; os conflitos pela posse dos recursos naturais na região, sobretudo o fenômeno do desmatamento como consequência da expansão da fronteira; e, por fim, uma análise da relação entre Estado, Capital e Meio Ambiente.

 

Cartografia Social e Territórios (2 créditos, 30 horas)

Introduzir os principais conceitos e técnicas sobre a Cartografia Social e mais especificamente a Cartografia e Cenários Participativos, como instrumentos de empoderamento dos diversos grupos sociais interessados em aprofundar conhecimentos relativos à leitura, identificação, conflitos socioambientais e planejamento do uso do território.

 

Conflitos Socioambientais em Espaços Rurais (2 créditos, 30 horas)

O propósito da disciplina é apresentar ao discente a ciência da legislação mediante a apreensão de noções básicas sobre o processo legislativo e a hierarquia das normas jurídicas no direito brasileiro, com ênfase no conhecimento de técnicas de elaboração e redação legislativa, objetivando, assim, capacitar o discente para a leitura, compreensão e construção de instrumentos jurídico-normativos.

 

Conhecimentos Tradicionais e Transformações Socioambientais (2 créditos, 30 horas)

Apresentar uma discussão acerca da influência dos conhecimentos tradicionais na contemporaneidade. Enfatizar a importância da complementariedade entre conhecimento científico e outros tipos de conhecimentos, destacando populações humanas que mantém relações próximas ao meio ambiente pautados por conhecimentos não científicos.

 

Dinâmica Ambiental e Gerenciamento Costeiro< (2 créditos, 30 horas)

O objetivo é analisar, avaliar e subsidiar o gerenciamento da Zona Costeira. Estudar a funcionalidade da zona costeira com ênfase ao Gerenciamento Costeiro, tendo como principais tópicos de investigação a dinâmica ambiental, as formas de uso e ocupação dos espaços e a caracterização dos processos costeiros. Orientar a ocupação da zona costeira observando a capacidade de suporte ambiental dos ecossistemas costeiros, o manejo dos recursos naturais na referida zona assim como os usos múltiplos dos espaços e ambientes costeiros.

 

Ecologia, paisagem e uso da terra (2 créditos, 30 horas)

Apresentar os principais atributos que descrevem a paisagem e os ecossistemas terrestres do bioma Amazônia e as mudanças de usos da terra associados às atividades econômicas. Capacitar o aluno a compreender o pensamento científico em ecologia e análise de usos da terra associada às mudanças históricas na paisagem, bem como discutir os padrões e processos de mudanças associadas ao desmatamento, à degradação florestal e à fragmentação da paisagem da Amazônia no Antropoceno.

 

Gestão de Áreas Especiais (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva debater a relação entre as dinâmicas espaciais, o ordenamento e a gestão de áreas especiais em suas múltiplas escalas: unidades de conservação, terrenos de marinha e terrenos marginais, terras indígenas, territórios remanescentes de quilombo..

 

Gestão social e governança territorial (2 créditos, 30 horas)

Esta disciplina objetiva discutir conceitos, casos e aplicações de gestão social e governança territorial. Debate as perspectivas de gestão dos territórios, incluindo espaços e formas de participação social, parceria, cooperação, concertação social e boa governança. Foca-se especialmente no diálogo entre Estado, Sociedade Civil e Mercado para gestão de questões ambientais e de desenvolvimento local..

 

Grandes Projetos e Impactos Ambientais (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva apresentar o estado da arte sobre os Grandes Projetos na Amazônia Paraense e problematizando os impactos socioambientais ocasionados por estes. Centra-se na discussão sobre os grandes projetos mais recentes a exemplo do Programa Aceleração de Crescimento e do Programa de Óleo de Palma (dendê) no estado do Pará, identificando as contradições entre a gestão pública nos diferentes níveis de governo e os conflitos presentes na relação com a sociedade local.

 

Indicadores ambientais e desenvolvimento sustentável (2 créditos, 30 horas)

Esta disciplina tem por objetivo debater a necessidade de desenvolver novos indicadores ambientais e de sustentabilidade que sejam capazes de avaliar simultaneamente resiliência ecossistêmica, qualidade de vida e desempenho econômico. Também busca as aproximações metodológicas interdisciplinares com disciplinas das ciências naturais e humanas.

 

Inovações Sociotécnicas em Ambientes Amazônicos (2 créditos, 30 horas)

Fornecer instrumentos teórico-metodológicos à compreensão dos processos de inovaçãosociotécnica local em ambientes amazônicos face aos desafios da sustentabilidade e as transformações socioambientais estimuladas pela matriz tecnológica hegemônica para a produção agropecuária, uso e apropriação dos recursos naturais. A disciplina também pretende se constituir num espaço de diálogo crítico acerca do papel das instituições de pesquisa, ensino e extensão na “institucionalização” das inovações e na construção de tecnologias sociais.

 

Instrumentos de Gestão Ambiental (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva analisar os instrumentos de Gestão Ambiental (Zoneamento Ecológico – Econômico e Estudos e Avaliação de Impacto Ambiental) previstos nos marcos regulatórios constantes no âmbito da Política Nacional de Meio Ambiente.

 

Mudança e variabilidade climática e riscos ambientais (2 créditos, 30 horas)

O objetivo da disciplina é discutir criticamente o debate sobre Mudanças Climáticas (MC). Analisar a historia e o funcionamento do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC) e revisar as diversas opiniões de científicos criticas ao IPCC.

 

Municípios, Cidades e Gestão dos Recursos Naturais (2 créditos, 30 horas)

O objetivo da disciplina é discutir criticamente o debate sobre Mudanças Climáticas (MC). Analisar a historia e o funcionamento do Intergovernamental Panel on Climate Change (IPCC) e revisar as diversas opiniões de científicos criticas ao IPCC.

 

Políticas Públicas Ambientais e Agriculturas Familiares (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva discutir políticas públicas ambientais e seus desdobramentos relativos à agricultura familiar na Amazônia. Analisar as políticas públicas ambientais face ao desenvolvimento rural e suas contradições no contexto da agricultura familiar na Amazônia.

 

Políticas Públicas em Educação Ambiental< (2 créditos, 30 horas)

Discutir a Educação Ambiental no âmbito da Gestão, sua importância enquanto ação planejada de políticas públicas nos diversos setores da sociedade. Apresentar uma discussão onde se possa compreender a importância da educação ambiental no contexto de conflitos nas relações entre os seres humanos e o meio ambiente.

 

Questões Urbanas e Governança (2 créditos, 30 horas)

Compreender e analisar as diferentes lógicas que se observa na cidade e que são evidentemente produzidas pelos atores públicos e privados. Busca-se examinar a cidade por via de interpretação das lógicas e estratégias dos atores urbanos e dos fatores sobre os quais eles constroem suas ações e interações. Os alunos devem produzir uma análise do funcionamento de um espaço urbano e fazer algumas proposições de mudança sobre um território.

 

Saneamento ambiental (2 créditos, 30 horas)

Debater a política de saneamento básico dando especial ênfase à discussão sobre a importância da água e dos sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos no contexto do desenvolvimento municipal e urbano.

 

Território da Ação Local, Atores e Governança (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva discutir o quadro teórico e os métodos que permitem apreender os desafios políticos do desenvolvimento sustentável a partir de um território. Define-se o território da ação local enquanto ação pública operacionalizada em parceria entre diversos atores sociais que com suas condutas e estratégias produzem ações coletivas. Discute-se como as ações coletivas são conduzidas a partir da análise das instituições locais e dos sistemas de ação que estão na origem das governanças dos territórios. Debate-se, também, o poder local e suas instituições para compreender como funciona um território em desenvolvimento.

 

Tópicos avançados de gestão ambiental (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva apresentar discussões contemporâneas sobre gestão ambiental e que não estão inicialmente contempladas pelo portfólio de disciplinas estruturadas para o programa.

 

Tópicos Avançados em Uso e Aproveitamento dos Recursos Naturais (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva apresentar discussões, técnicas e instrumentos contemporâneos sobre e para o uso e aproveitamento dos recursos naturais..

 

Uso e Gestão dos Recursos Hídricos e Sustentabilidade (2 créditos, 30 horas)

A disciplina tem por objetivo compreender e discutir o papel dos recursos hídricos no contexto do desenvolvimento socioambiental local amazônico, por meio de uma abordagem sistêmica, integrada.

 

Valoração de Serviços Ecossistêmicos e Compensação Ambiental-Metodologias e Aplicações (2 créditos, 30 horas)

A disciplina oferece os fundamentos teóricos e metodológicos sobre a valoração de produtos e serviços ecossistêmicos com e sem preço de mercado, fazendo a integração Econômica e Ecológica na construção e aplicação dos métodos. Adiciona aos modelos tradicionais de valoração, as dimensões sociais, ambientais e ecológicas, com vistas a estimar o valor econômico total dos ativos naturais (estoque e fluxo) e otimizar as ações orientadas para a conservação e/ou compensação pelo uso dos recursos naturais.

 

Vetores Socioambientais das Políticas de Saúde e Saneamento (2 créditos, 30 horas)

A atividade visa: discutir questões socioambientais que induzem ou podem induzir políticas públicas no âmbito da saúde e do sanitarismo; abordar aspectos éticos, políticos e administrativos dos vetores de políticas públicas; discutir e aplicar tecnologias sociais que materializam as políticas em ações da cidadania voltadas para o desenvolvimento local.

 

Mestrado Profissional para turmas até 2019

>Disciplinas Optativas

 

Ação Pública e Intervenção Local (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Princípios de pertencimento dos grupos locais e a institucionalidade da vida coletiva. A ação pública como processo de interação entre ação governamental e ação coletiva e o papel de agentes mediadores. A ação pública como ser diacrônico. Antropologia dos dispositivos de apoio ao desenvolvimento. Como descrever a intervenção pública no espaço rural. Intervenção pública e sistema de atores. Os projetos e políticas de desenvolvimento como arena. A intervenção local como processo permanente de construção de sentido: mediação e referencial da ação pública. Intermediação, institucionalização e legitimação: entre construção de autonomia e reprodução das relações tradicionais de dominação. A intervenção local e a dimensão humana nos projetos de desenvolvimento: variáveis sociológicas e culturais. Participação, saber e organização social local. Saberes locais e a produção de interface social entre as populações locais e os diferentes tipos de instituições de pesquisa e de desenvolvimento: descontinuidades e intermediações.

 

Apropriação e Uso dos Recursos Naturais na Fronteira da Amazônia (2 créditos, 30 horas)

1) Recursos naturais e o seu significado; 2) Fronteira na perspectiva histórico-teórica; 2.1) Movimento, funções e modelos de ocupação na Fronteira da Amazônia brasileira e paraense; 2.2) A Federalização Institucional da Amazônia; 3) Desenvolvimento Sustentável: passado, presente e futuro; 4) Instrumentos e Mecanismos de Gestão dos Recursos Naturais do Meio Ambiente; 4.1) Conflitos da luta pela terra e desmatamento na expansão da fronteira; 5) Estado, Capital e Meio Ambiente: uma relação conflituosa.

 

Aproveitamento de Água de Chuva na Amazônia (2 créditos, 30 horas)

Aproveitamento de água de chuva no mundo: formas e histórico; Ciclo da água; Tipos de chuvas; aproveitamento de água de chuva na Amazônia; tecnologias sociais de aproveitamento de água de chuva como estratégia de desenvolvimento local; potencial de aproveitamento de água de chuva; dimensionamento de sistemas de aproveitamento de água de chuva; políticas de aproveitamento de água de chuva.

 

Cartografia Social e Territórios (3 créditos, 45 horas)

Atualmente a utilização das chamadas geotecnologias é de fundamental importância para a gestão territorial, mais ainda no que tange ao monitoramento, fiscalização e ordenamento territorial. Esta disciplina procura contribuir para a capacitação dos participantes que estejam atuando ou queiram atuar no processo de gestão territorial na região amazônica, tendo como principal subsidio na tomada de decisões a utilização de mapas.

 

Ciência da Legislação e Construção de Instrumentos Jurídico-Normativos (2 créditos, 30 horas)

Federalismo brasileiro e competência de legislar dos entes federativos. Noções de Processo Legislativo. Lei Ordinária. Lei Complementar. Medida Provisória. Decreto. Resoluções. Hierarquia das espécies normativas. Introdução à Legística. Legística Formal. Legística Material. Técnicas de redação legislativa. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro. Lei Complementar Federal no 95, de 26 de fevereiro de 1998. Decreto Federal no 4.176, de 28 de março de 2002. Estruturação, articulação, redação e alteração das leis. Projeto de lei e justificação. Ferramentas de busca de leis e atos normativos.

 

Conflitos socioambientais e ordenamento territorial costeiro nas amazônias brasileiras (30 horas)

A natureza como condição primeira e o devir. A natureza mágica. A natureza é natural? Natureza, assimetrias e interesses sociais. Assimetrias sociais e conflito. Conflitos socioambientais. Tipologias dos conflitos nas amazônias brasileiras. Conflitos socioambientais e ordenamento territorial na zona costeira das amazônias brasileiras. Ordenamento territorial e seus instrumentos de ação para o ordenamento territorial costeiro. Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira. Unidades de Conservação e seus conflitos socioambientais. Estudos e empoderamentos sociais: uma perspectiva possível para mediar conflitos socioambientais?

 

Conhecimento Tradicional e Transformações Socioambientais (2 créditos, 30 horas)

Discute-se a relação construída entre populações tradicionais e o meio ambiente. Busca-se debater as características das comunidades rurais e tradicionais em meio a modernidade, dando ênfase a tradição que as caracteriza. Discuti-se a importância dos conhecimentos tradicionais enquanto uma das formas de produção de conhecimento. Analisa-se como os hábitos e costumes na relação com o meio ambiente propiciam as comunidades rurais desenvolvem atividades produtivas pautadas por saberes tradicionalmente herdados e metamorfoseados com a modernidade. Examina-se como as transformações socioambientais influenciam na tradição das populações tradicionais na Amazônia. A disciplina prevê uma visita técnica a uma comunidade tradicional.

 

Desenvolvimento do Capitalismo e suas implicações econômicas e ambientais (2 créditos, 30 horas)

O objetivo fundamental desta disciplina é proporcionar aos discentes o conhecimento adequado para compreender a lógica de desenvolvimento do modo de produção capitalista, sobretudo o processo de ascensão do capitalismo com o advento da Revolução Industrial; demonstrar as principais implicações econômico-ambientais durante o período da 1a Guerra Mundial, da grande crise do capital em 1929 e, também, da 2a Guerra Mundial; analisar o despontar do capitalismo no pós-guerra – ​ Golden Years – com a utilização cada vez mais agressiva dos recursos naturais; o papel do Estado nesta nova ordem, especialmente em tempos de Neoliberalismo e de Globalização; a instauração do capital financeiro criando uma rede de dependência através do crescente endividamento entre países; e, por fim, como o meio ambiente é tratado nesta lógica de desenvolvimento econômico capitalista.

 

Elementos Ambientais no Planejamento Territorial (2 créditos, 30 horas)

A disciplina objetiva a identificação, caracterização e analise integrada do papel desenvolvido por elementos ambientais tais como clima, geologia, solos, relevo, cobertura vegetal, entre outros, no planejamento do território amazônico nas diversas escalas, e sua relação com os processos de desenvolvimento.

 

Estatística Aplicada (2 créditos, 30 horas)

Esta disciplina busca instrumentalizar os alunos que trabalharão com métodos quantitativos de pesquisa. Apresentam-se os métodos estatísticos (definição), particularmente da estatística básica (definição, medidas de tendência central e dispersão). Trabalha-se com definição, tipos, erros e testes amostrais. Apresenta-se possibilidades de organização e apresentação de dados. Trabalha-se, também, métodos de correlação e regressão. Faz-se aplicações do instrumental apresentado a partir de exercícios práticos.

 

Estratégia de Identificação de Mercados e Oportunidades de Comercialização (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Análise histórica da evolução dos processos de inovação, difusão e transferência de tecnologia com ênfase ao setor agropecuário (extensão rural). Discussão sobre as diferentes escolas de pensamento que se preocupam com a temática. Funcionamento da interface entre agricultores familiares e organizações (governamentais e não governamentais) de pesquisa e extensão e sua relação com o desenvolvimento na Amazônia. Discute-se os problemas e as diferentes metodologias e instrumentos propostos para facilitar o desenvolvimento e a transferência de tecnologias. Debate-se o papel do agente ambiental e de desenvolvimento nesta interface. Analisa-se: as organizações de agricultores na Amazônia e seu papel na transformação técnica da Agricultura familiar; a questão da profissionalização destas organizações e da agricultura familiar amazônica; o papel dos saberes técnicos locais e do saber cientifico na concepção e implementação de inovações tecnológicas e, mais amplamente na transformação técnica da agricultura familiar na Amazônia.

 

Estruturas de Arranjos Produtivos Locais (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Esta disciplina discute o que são arranjos produtivos locais, suas características, perspectivas conceituais e sua relação com a gestão dos recursos naturais. Discute-se metodologias, formas e instrumentos de intervenção que possam contribuir para a formatação de políticas voltadas para o desenvolvimento regional e local baseado em arranjos produtivos locais. Apresentação e discussão de estudos de caso e de experiências concretas em aglomerações produtivas e/ou arranjos produtivos locais.

 

Etnofarmácia - Natureza, Saúde e Cidadania na Amazônia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Esta disciplina discute a uso e aproveitamento de recursos florestais para o desenvolvimento de produtos farmacêuticos a partir do conhecimento tradicional das populações locais, em especial da Amazônia brasileira. Ao tempo discute-se as metodologias e aplicações dos fitoterápicos realizados pelas populações tradicionais. Esta disciplina tem interface com a disciplina que trata dos saberes locais das populações tradicionais.

 

Grandes Projetos na Amazônia e Impactos Socioambientais (4 créditos, 60 horas)

Esta disciplina tem por objetivo analisar o quadro atual dos empreendimentos voltados para a exploração dos bens naturais da Amazônia e os diversos impactos socioambientais que estes projetos causam. Será utilizado como estudo de caso, o do Programa Aceleração de Crescimento, a implantação do Programa de Óleo de Palma (dendê) no estado do Pará, identificando as contradições entre a gestão pública nos diferentes níveis de governo e os conflitos presentes na relação com a sociedade local.

 

Indicadores Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável (2 créditos, 30 horas)

Esta disciplina faz uma descrição retrospectiva do debate científico sobre a necessidade de desenvolvimento de novos indicadores ambientais e de sustentabilidade que sejam capazes de avaliar simultaneamente resiliência ecossistêmica, qualidade de vida e desempenho econômico. A disciplina busca as aproximações metodológicas interdisciplinares com disciplinas das ciências naturais e humanas.

 

Inovações Tecnológicas em Ambientes Amazônicos (2 créditos, 30 horas)

Noções conceituais de inovação tecnológica. Impactos das inovações tecnológicas em ambiente amazônico. A matriz tecnológica hegemônica na agricultura e suas incompatibilidades socioambientais. A busca de alternativas tecnológicas locais e sustentabilidade ampla.

 

Instrumentos de Gestão Ambiental (ZEE/EIA/RIMA) (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina discute os conceitos de meio ambiente e impacto ambiental. Realiza uma discussão histórica do desenvolvimento dos estudos de impacto ambiental no mundo e no Brasil, tomando como referência as organizações nacionais e internacionais e a legislação. Discute a sistemática de estudos de impacto ambiental, termo de referência, procedimentos alternativos, custo e qualidade dos estudos de impacto ambiental. Apresenta e discute as metodologias para avaliação de impacto ambiental e socioeconômico, matrizes e cheklist, métodos monetários, métodos não monetários. Reflete sobre a participação pública e comunicação, agentes sociais audiências, mediação. Apresenta estudos de impacto ambiental na Amazônia e a política  e práticas de ordenamento territorial, e zoneamento ecológico–econômico como instrumentos técnico e político de gestão ambiental. Apresenta as experiências e desafios do zoneamento ecológico- econômico na Amazônia.

 

Introdução ao Sensoriamento Remoto Aplicado à Região Amazônica (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Esta disciplina tem um caráter aplicado. Objetiva Introduzir a diversas práticas de sensoriamento remoto, com foco nos instrumentos do A-Train/NASA e Landsat7 para subsidiar os alunos que precisam de análise de imagens. Discute-se os tipos de satélites, órbitas e instrumentos e os diversos produtos disponíveis ao público. Orienta-se para uso dos métodos de busca de dados e manipulação dos mesmos levando em consideração a forma de obtenção direta de imagens, programas de visualização de dados e os próprios programas de manipulação de dados existentes e de fácil acesso ao público em geral. A disciplina apresenta exemplos de problemas para estudo de casos, em particular considerando variação de chuvas, mudança de cobertura vegetal, nuvens e outros problemas de interesse.

 

Manejo e Conservação dos Recursos Naturais (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos sobre o gerenciamento e manejo e interações bióticas e abióticas dos recursos naturais em áreas florestais e não-florestais visando à conservação e a sustentabilidade.

 

Mercado Mundial, Desenvolvimento Desigual e Futuro da Amazônia no Século XXI (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina objetiva discutir a lógica de globalização econômica e seu impacto nas sociedades em desenvolvimento realizando um recorte específico para América Latina, Brasil e Amazônia. Debate-se as consequências do processo de globalização que provocam um desenvolvimento desigual entre as sociedades. Sob a perspectiva do ideário de desenvolvimento sustentável, discute-se alternativas de desenvolvimento da Amazônia e sua relação com o mercado mundial. Reflete-se sobre as dificuldades de gestão dos recursos naturais sob os atuais modelos de produção e consumo e direciona-se para análises das alternativas de desenvolvimento que emergem, dentre as quais a economia solidária, o cooperativismo e a gestão social.

 

Mudanças Climáticas Globais e Amazônia (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina tem como objetivo identificar, analisar e discutir a temática das mudanças climáticas e globais na Amazônia, suas causas, as vulnerabilidades existentes, os impactos e as potenciais medidas de resposta mitigativas e adaptativas. Pretende-se ao fim do curso que o aluno tenha possibilidades de relacionar seu trabalho de pesquisa com os cenários de mudanças e desenvolvimento na região.

 

Municípios e a Gestão dos Recursos Naturais (2 créditos, 30 horas)

Esta disciplina objetiva discutir o município como ente federativo e o papel assumido após a descentralização político-administrativa. Discute-se a gestão municipal no contexto do fortalecimento do SISNAMA, problematizando a descentralização ambiental e Gestão de Recursos Naturais - GRN. Busca-se dar ênfase na diversidade e singularidade dos lugares na Amazônia em face dos territórios e dos recursos naturais locais. Apresenta-se o desenvolvimento local sustentável, a partir do saneamento e gestão de resíduos sólidos, os planos de gestão ambiental, de desenvolvimento urbano e rural.

 

O Território da Ação Local, Seus Atores e Governança (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Este curso tem por objetivos fornecer aos estudantes os conceitos, o quadro teórico e os métodos que permitem apreender os desafios políticos do desenvolvimento sustentável a partir de um território. Trata-se não somente de definir o que é o território da ação local enquanto ação pública operacionalizada em parceria, mas também de identificar quem são os atores e como abordar suas condutas e suas estratégias quando levados a cooperar para em conjunto produzir ações coletivas. Trata-se, além disso, de fornecer aos estudantes os conceitos que lhes permitam caracterizar essas ações na medida em que elas contribuem para políticas territoriais de desenvolvimento, de identificar algumas das condições que possibilitam dinâmicas de território em função, notadamente, do compromisso individual e coletivo dos atores. Importa, nesse sentido, considerar também a maneira como essas ações são conduzidas a partir de uma análise das instituições locais mas também dos sistemas de açor que estão na origem de governanças próprias a cada território. Nessa perspectiva a análise do poder local e de suas instituições se impõe, assim como a da governança territorial, para compreender como funciona um território em desenvolvimento. Enfim, trata-se também de situar o profissional do desenvolvimento não somente do ponto de vista de suas competências mas também do ponto de vista de sua posição em relação ao movimento social, em relação a diferentes formas de expertises técnicas e em relação à decisão política.

 

Políticas Publicas Ambientais e Agriculturas Familiares (2 créditos, 30 horas)

Política ambiental e Política agrária: as visões da economia ambiental e da economia agrária. Demandas econômicas e socioambientais. Os instrumentos de política ambiental e das agriculturas familiares. A política ambiental e agrária no Brasil: histórico, estratégias, experiências dos setores públicos e privados nos diversos âmbitos (nacional, estadual, regional, local).

 

Políticas Públicas em Educação Ambiental (2 créditos, 30 horas)

Ementa: Os problemas ambientais globais e suas implicações, fundamentos históricos e dimensões da educação ambiental, subsídios para o desenvolvimento da educação ambiental e qualidade de vida, planejamento e elaboração de programas de educação ambiental.

 

Recursos Hídricos e Sustentabilidade (4 créditos, 60 horas)

Ciclo das águas; Uso e aproveitamento dos recursos hídricos no mundo atual; uso e aproveitamento dos recursos hídricos na Amazônia; ecologia política dos recursos hídricos: a tragédia dos comuns; Desenvolvimento sustentável: evolução histórica; A sustentabilidade dos recursos hídricos segundo a teoria de sistemas; indicadores de sustentabilidade dos recursos hídricos.

 

Saneamento Ambiental (Tópicos em Saneamento Ambiental) (2 créditos, 30 horas)

Ementa: A disciplina objetiva apresentar um panorama do saneamento no Brasil e no mundo. Discute-se a poluição e os recursos hídricos dando especial ênfase para Amazônia. No contexto da disciplina, debate-se os padrões de qualidade da água, os sistemas de água. sistemas de esgotos, drenagem urbana e os resíduos sólidos.

 

Sistemas de Informação Geográfica Aplicada à Gestão Ambiental (2 créditos, 30 horas)

Atualmente a utilização das chamadas geotecnologias é de fundamental importância para a gestão territorial, mais ainda no que tange ao monitoramento, fiscalização e ordenamento territorial. Esta disciplina procura contribuir para a capacitação dos participantes que estejam atuando ou queiram atuar no processo de gestão territorial na região amazônica, tendo como principal subsidio na tomada de decisões a utilização de mapas.