O PPGEDAM mantém parcerias próximas para a capacitação profissional e a divulgação do conhecimento científico com outras instituições de pesquisa e serviços técnicos do Estado do Pará. São importantes de serem citados:
Envolvimento com a Educação Básica
• Alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola de Aplicação da UFPA participam de palestras proferidas pelos professores do PPGEDAM em momento fundamental para a integração de estudantes das escolas públicas ao ambiente universitário. Essa atividade faz parte de um conjunto de ações que buscam aproximar o PPGEDAM, por meio do diálogo, do ensino fundamental e médio das escolas públicas. Para saber maiores informações acesse o link: https://ppgedam.propesp.ufpa.br/index.php/impacto/educacao-e-popularizacao-de-c-t/976-gpac-amazonia-realiza-oficina-na-escola-de-aplicacao-da-ufpa e https://www.youtube.com/watch?v=OKzbgI1MPwY
• O projeto de Pesquisa e Extensão denominado “Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural”, sob a coordenação do Prof. Dr. Luís Otávio do Canto, aprovado e financiado no âmbito de um edital interno da UFPA. O projeto envolve, além do coordenador, dois professores do PPGEDAM e do Programa de Formação Interdisciplinar em Meio Ambiente (PROFIMA) vinculado do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, duas alunas do PPGEDAM (colocar quem são) e outros cinco (5) professores da Escola de Aplicação da UFPA.
O projeto tem como principal objetivo debater estratégias de uso sustentável dos recursos naturais disponíveis localmente e, ao mesmo tempo, promover a formação e capacitação de professores das escolas e de lideranças que atuam em uma comunidade rural, especificamente na comunidade de Porto Salvo, município de Vigia de Nazaré no Estado do Pará.
As ações do projeto já iniciaram e envolvem, também, alunos do PPGEDAM, além de dois bolsistas de graduação e do professor do PPGEDAM, Dr. Rodolpho Zahluth Bastos. O projeto tem como direcionamento inicial a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Silva Monteiro, sediada na comunidade de Porto Salvo, no município de Vigia no Pará.
• O projeto “O uso da cartografia em sala de aula e a geoinformação como tecnologia assistiva de inclusão socioespacial”, aprovado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), tem interface com a educação básica e é coordenado pelo Prof. Dr. Christian Nunes da Silva. O projeto propõe a utilização a de produtos cartográficos, tais como mapas, cartas, plantas, entre outros, como uma ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem que permita aos educandos das escolas públicas aprender novas práticas e conhecer melhor a realidade em que se encontram. Também como parte do projeto, o Prof. Dr. Christian Nunes da Silva do PPGEDAM também já disponibilizou cursos online gratuitos para atender alunos e profissionais nas áreas da análise espacial, cartografia e do geoprocessamento.
Capacitação de técnicos
• Professores-Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) participam do projeto de extensão e capacitação denominado “Educação Profissional e Desenvolvimento Local na Amazônia”, desenvolvido pelo Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (POEMA). Trata-se da capacitação e certificação em nível pós-médio de técnicos em Agroecologia e Empreendedorismo Rural, Gestão de Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Até o presente momento, mais de setenta (70) alunos já participaram do projeto, que foi realizado nos municípios de Tucumã e Tucuruí, Pará. O curso teve o apoio financeiro e organizacional da Secretaria Estadual de Educação do Governo do Pará e da ONG “Bolsa Amazônia” (ou Bolsa Floresta?), respectivamente.
Apoio à Produção sustentável do açaí no Município de Barcarena
• Por meio do projeto de extensão, intitulado “Gestão de Recursos Naturais em Município Impactado por um Grande Projeto de Mineração na Amazônia”, os professores-pesquisadores do PPGEDAM têm buscado atuar na criação de alternativas de produção sustentável no município de Barcarena no Estado do Pará.
O projeto tem como proposta basilar colaborar na criação de alternativas de trabalho e renda voltada às famílias ribeirinhas de Barcarena, baseando-se nas potencialidades e no efeito multiplicador, em termos de desenvolvimento local, na cadeia produtiva do açaí. Além disso, pretende-se dar assistência capacitar e, principalmente, educar as famílias sobre a importância da produção sustentável.
O lócus de atuação está nas pequenas ilhas situadas às proximidades do município de Barcarena. O estudo está sendo feito por amostragem correspondente a 10%, que envolve um total de nove (9) ilhas. Dentre elas, a Ilha das Onças, selecionada por ser a maior produtora de açaí e de outros produtos congêneres. Outra ilha destacada é a Ilha da Trambioca, por ser a mais populosa de Barcarena; e, por fim, a Ilha de São Lucas, devido à proximidade para com Barcarena.
Ações de Apoio ao Reflorestamento
• Em parceria com a Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi desenvolvido o programa de extensão “Amazônia Nativa: produzindo mudas florestais para readequação ambiental de propriedades rurais familiares”, com o objetivo de produzir mudas de essências florestais nativas da região sudeste do Pará, com vistas à readequação ambiental das propriedades rurais.
O programa prevê, entre outras ações, a distribuição de mudas de alta qualidade, pesquisas em casa de vegetação e a campo com espécies florestais nativas da região. Com base nesses resultados serão elaboradas cartilhas e boletins informativos. Também serão ofertados cursos de formação para agricultores e técnicos sobre os procedimentos adequados para a reabilitação de áreas degradadas em prol da sustentabilidade ambiental. Todas as ações previstas ocorrerão com supervisão técnica efetuada por técnicos, docentes e acadêmicos do curso de Agronomia da FCAM.
Formação de Agentes de Inovação Socioambiental (TS-AGIS)
• Este projeto obteve certificação na décima edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que foi criado em 2001. A iniciativa procura promover a troca de experiências entre agricultores, pesquisadores, estudantes e extensionistas, baseada na prática agroecológica em torno da produção orgânica e da segurança alimentar.
O projeto é um dos sete da Região Norte do Brasil a ser certificado na premiação, isso no ano de 2019. O objetivo principal é formar agentes de inovação socioambiental para o fortalecimento das populações nos locais de atuação. Além disso, busca reafirmar o conhecimento agroecológico e as inovações sociotécnicas, de forma a estimular a participação de todos na construção de sistemas de agricultura sustentável. Assim, trata-se de um processo de aprendizagem mútua, no qual não há “ciência feita", e sim ciência em "ação-construção". A matéria sobre a certificação está no site: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/10450-projeto-do-numa-e-certificado-no-premio-fundacao-banco-do-brasil-de-tecnologia-social.