Área de Concentração: Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local
O programa concentra-se na análise da apropriação e uso de recursos naturais e das políticas públicas ambientais. Busca a proposição e aplicação de métodos, estratégias e metodologias inovadoras para a gestão do meio ambiente e utilização sustentável de seus recursos naturais, com foco no desenvolvimento local e nos múltiplos recortes territoriais. Destaque-se que a Área de Concentração e as Linhas de Pesquisa seguem a mesma trajetória e diretrizes tanto para o Mestrado, quanto para o Doutorado profissional.
Linha de Pesquisa: Gestão Ambiental
Descrição: Gestão do meio ambiente e do território, envolvendo: diagnóstico, análise de risco, planejamento, gestão e governança ambiental em áreas protegidas (indígenas, unidades de conservação, terrenos de marinha, etc.), cidades e espaços rurais. Prioriza desenvolvimento e aplicação de metodologias para a gestão de políticas e sistemas públicos ambientais a partir dos seguintes eixos temáticos e estratégicos:
a) Gestão de áreas protegidas;
b) Desenvolvimento territorial e ações públicas locais;
c) Gestão de recursos hídricos e da biodiversidade;
d) Educação ambiental e sustentabilidade;
e) Mudança e variabilidade climática e riscos ambientais;
f) Valoração de capital natural e serviços ecossistêmicos, compensação ambiental e políticas de conservação e/ou restauração de APP e RL de imóveis rurais.
Linha de Pesquisa: Uso e Aproveitamento dos Recursos Naturais
Descrição: Desenvolvimento e aplicação de métodos e estratégias para análise integrada e utilização sustentável de recursos naturais. Prioriza-se a análise da apropriação e uso de recursos naturais por via das dinâmicas das políticas públicas de desenvolvimento e das formas histórico-sociais e culturais das comunidades locais. Os eixos temáticos das investigações e proposições aplicáveis são vinculados aos diversos recortes ambientais e ecossistêmicos, especificamente:
a) desenvolvimento de produtos a partir de recursos da biodiversidade;
b) uso e aproveitamento de recursos hídricos;
c) uso e aproveitamento do solo para produção em pequena escala;
d) construção de indicadores de sustentabilidade socioeconômica e ambiental da agricultura familiar e do extrativismo diante das políticas que definem o mercado institucional.
Todos os eixos do PPGEDAM estão voltados para o Desenvolvimento Local.