Impacto Socioambiental

Entre os dias 13 e 18 de maio, uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) cumpriram um itinerário que abrangeu quatro municípios do litoral paraense. O primeiro deles foi São João da Ponta, onde houve uma oficina de Cartografia Participativa com foco nas potencialidades do turismo de base comunitária, em atendimento a demanda da Associação Mulheres do Mar (ASSUMAR).

Entre os dias 11 e 15 de dezembro de 2023, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promoveu uma oficina sobre a elaboração do Plano de Manejo da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mestre Lucindo. O evento ocorreu no Hotel Beira Rio em Belém, e contou com a participação de membros do Conselho Deliberativo da RESEX, representantes da Associação de Usuários da Reserva Extrativista (RESEX) Marinha Mestre Lucindo (AUREMLUC), colaboradores do ICMBio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marapanim (SEMMA Marapanim), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e do Instituto Muirapinima.