Impacto Socioambiental

Entre os dias 05 e 08 de junho de 2024, uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) se dedicou à realização de atividades nos municípios de Marapanim e Maracanã. No dia 05, os pesquisadores participaram da cerimônia de entrega do Atlas Ambiental do Município de Marapanim-Pará-Amazônia-Brasil, que ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Integral Nelson Rebêlo, em Marapanim. No evento, estiveram presentes o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Marapanim Cláudio Pinheiro, o Engenheiro Ambiental da mesma Secretaria Jean Teixeira, e alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)-Polo Marapanim.

Entre os dias 13 e 18 de maio, uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias) cumpriram um itinerário que abrangeu quatro municípios do litoral paraense. O primeiro deles foi São João da Ponta, onde houve uma oficina de Cartografia Participativa com foco nas potencialidades do turismo de base comunitária, em atendimento a demanda da Associação Mulheres do Mar (ASSUMAR).