No dia 08 de junho, o Grupo de Pesquisa Sociedade-Ambiente das Amazônias (GPSA-Amazônias), em parceria com a Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Mestre Lucindo (AUREMLUC), promoveram o evento de lançamento do documentário “Luiz Gutemberg: uma história de luta na RESEX Mestre Lucindo”. A obra representa o registro da trajetória de luta e dedicação de Luiz Gutemberg pela criação da RESEX Marinha Mestre Lucindo e da Associação-mãe (AUREMLUC), no município de Marapanim, na zona costeira paraense.

O Núcleo de Meio Ambiente da UFPA esteve em Marapanim nos dias 22 a 24 de setembro para mostrar os resultados dos projetos de pesquisa e extensão realizados no município.  O evento foi dividido em três momentos: o primeiro encontro foi direcionado à sociedade civil, o segundo dia dedicado a diálogos com gestores da prefeitura do município e o terceiro encontro dos grupos de pesquisa do NUMA que atuam na região.

Mário Vasconcellos, OLiberal.com, 30/04/2021
Imagem: O Liberal

Nos últimos anos, antigas práticas de compartilhamento em processos produtivos e consumo têm sido retomadas sob uma nova roupagem chamada economia colaborativa. Digo antigas práticas porque por muito tempo era comum termos em áreas rurais, por exemplo, a realização de mutirão para plantar e colher produtos agrícolas, assim como era corriqueiro compartilharmos a terra entre familiares e vizinhos para a produção de alimentos para subsistência coletiva.