Na última semana de setembro, Riziane Duarte Portal Alves esteve entre os representantes da Universidade Federal do Pará em eventos científicos na Península Ibérica. A participação buscou cooperação entre os Centros de Investigação e Transferência europeus e galegos. A primeira visita ocorreu na Universidade do Porto, em Portugal, com eventos sobre a governação das paisagens rurais confirmadas por pequenas unidades familiares de produção em contextos globalizados.

Riziane Duarte Portal Alves é nutricionista da Escola de Aplicação da UFPA e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA.

Sobre a visita a Portugal, a doutoranda disse que foi muito proveitoso, pois segundo ela “A Universidade do Porto é mais tradicional e ficaram encantados com as atividades desenvolvidas na UFPA, de ensino, pesquisa e extensão, ficaram muito interessados.”

No dia 30 de setembro foi celebrada a cooperação entre a Universidade Federal do Pará e o CISPAC  (Centro de Investigación Interuniversitario das Paisaxes Atlánticas Culturais), no seminário 103 do Edificil Fortán. Riziane esteve presente no evento e apresentou o trabalho “Desafios para aquisição e fornecimento da agricultura familiar para alimentação escolar na Região Metropolitana de Belém, Pará”.

As viagens de Riziane para os eventos científicos internacionais foram para a Universidade do Porto,em Portugal, e para a Universidade de Vigo, na Espanha. As despesas foram todas pagas pela Escola de Aplicação da UFPA, na qual é servidora.