No período de 10 a 24 de novembro de 2022, o Professor Christian Nunes, atual coordenador do PPGEDAM/NUMA, e o Professor João Marcio Palheta, do Programa de Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), realizaram uma missão acadêmica em Portugal, participando de atividades no Instituto Politécnico de Beja (IPBeja). As ações realizadas neste período pelos professores da UFPA reforçam o que destaca o Acordo de Cooperação Técnica assinada pelos representantes da UFPA e do IPBeja, assinado em 2019, que prevê, dentre outras atividades, a execução de pesquisas em conjunto e o intercâmbio de docentes e discentes das duas instituições.

Durante a missão, os docentes da UFPA foram acompanhados pelas professoras doutoras Maria de Fátima Nunes de Carvalho, atual presidente do IPBeja e Flavia Matias Oliveira da Silva, Gestora de Qualidade no Laboratório de Controle da Qualidade de águas, que receberam os profissionais e apresentaram a estrutura e diversos projetos de pesquisa que são executadas na instituição.

Os professores Christian Nunes e João Marcio Palheta participaram de reuniões técnicas em diversas unidades, como a Escola Superior Agrária, o Gabinete de Relações Internacionais, a Cátedra de Botânica, o Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (LIDERE) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, onde a ênfase foi na possibilidade de parceria entre os pesquisadores da UFPA e do IPBeja.

Foram realizadas as palestras Aspectos Socioambientais da Atividade Pesqueira na Amazônia e Desafios do Desenvolvimento Territorial nas Comunidades Amazônicas, pelos professores Christian Nunes e João Marcio, respectivamente, para estudantes de graduação e mestrado da instituição recebedora. Também foi formulado o calendário de atividades para 2023, em que estão previstas novas reuniões técnicas no Brasil e em Portugal, o intercâmbio de docentes e alunos do PPGEDAM e do PPGEO no IPBeja, além da publicação de artigos científicos em coautoria e a submissão de projetos em agências internacionais de financiamento.

Os professores da UFPA foram convidados durante as reuniões técnicas no IPBeja, para participar de atividades de ensino e pesquisa dos programas de pós-graduação em Desenvolvimento Comunitário e Empreendedorismo e Engenharia do Ambiente. A expectativa é que a parceria entre as instituições dará bons frutos e beneficiará as duas instituições.