Prof. Dr. Aquiles Simões defendeu o seu Memorial de Atividades Acadêmicas na última sexta-feira (05/05). O trabalho intitulado "Nas veredas de uma “socioagronomia” do desenvolvimento em prol do campesinato Amazônico" foi avaliado pela comissão especial composta pelos professores Dr. Gilberto de Miranda Rocha – UFPA, Dr. François Laurent - Le Mans Université, Dr. Roberto Araújo – MPEG e Dra. Tatiana Sá – EMBRAPA.

Aquiles iniciou sua apresentação abordando suas raízes, escolhas e motivação. Além disso, também discorreu sobre a caminhada pelas entranhas dos paradigmas de desenvolvimento agrícola; ao universo institucional, falou da descoberta de um mundo social polivalente. Destacou também a imersão na França e as conquistas interdisciplinares. O professor destacou também a criação do GEDAF como rumo ao último ponto de inflexão, a consolidação de uma ruptura epistemológica, novos ares e desafios.

Na conclusão de sua defesa, ele ressalta que “a vida não cabe no Lattes”, Aquiles Simões comenta, “Sinto-me muitíssimo honrado em concluir este memorial com o testemunho daqueles que de alguma forma, e em diferentes espaços e tempos, se inscreveram na minha história”.