O Seminário de Meio Termo da Área Interdisciplinar está acontecendo no prédio da CAPES em Brasília, de 20 a 24 de novembro. Este evento reúne coordenadores de programas de pós-graduação brasileiros, com o objetivo de apresentar indicadores e debater sobre a importância da interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão em nosso país.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (Ppgedam) está representado por dois de seus docentes, o Dr. Christian Nunes, coordenador do PPGEDAM e o Dr. Mário Vasconcellos, que também é avaliador e coordenador adjunto da Câmara 1 da área interdisciplinar da CAPES. Eles estão contribuindo nos diálogos a partir das experiências do PPPGEDAM sobre a área temática do evento, com a análise sobre os desafios e oportunidades para a pesquisa interdisciplinar brasileira.

O Dr. Christian Nunes da Silva destaca a importância deste evento para a comunidade acadêmica, enfatizando o papel essencial da colaboração interdisciplinar para o avanço científico, para o coordenador do Ppgedam "A abordagem interdisciplinar é essencial para enteder a realidade que vivemos hoje. Temas de interesse da sociedade, como, mudanças climáticas, sequestro de carbono, bioeconomia e a própria utilização racional dos recursos naturais, são assuntos que não podem ser estudos com uma visão unicamente disciplinar. A interdisciplinaridade é importante para uma visão acadêmica, complexa e aprofundada, baseada nos conhecimentos científicos, para explicar os processos socioambientais atuais".

Da mesma forma, o Dr. Mário Vasconcellos compartilha suas perspectivas sobre a avaliação e desenvolvimento de programas de pós-graduação no Brasil, oferecendo uma visão detalhada dos critérios de excelência da CAPES, para o ele "A área interdisciplinar contribui muito para o avanço do conhecimento com vistas a solução de problemas complexos que hoje a sociedade enfrenta" e enfatiza,  ainda,  a importância dos "PPG Profissionais que apresentam proposições aplicáveis do conhecimento".

O Seminário de Meio Termo da CAPES é uma estratégia vital para o fortalecimento das relações entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma maior integração entre os programas de pós-graduação do país.